Ourilândia do Norte vai decretar toque de recolher e proibir vendas de bebidas alcoólicas

O prefeito do município acredita que proibindo a venda de bebidas alcoólicas, a população vai ficar mais em casa

Continua depois da publicidade

Devido a escala crescente da Covid-19 em Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará, o prefeito do município, Romildo Veloso, anunciou na manhã de hoje, quinta-feira, 14, que já discutiu com a classe empresarial, durante a reunião que teve ontem, terça-feira, 13 de maio, da qual participou também os prefeitos de São Félix do Xingu e Tucumã, que vai decretar o toque de recolher na cidade. A medida restritiva à circulação de pessoas será de 21h às 5 horas.

“Além de tudo isso, nós vamos também elaborar um decreto suspendendo a comercialização de bebidas alcóolicas. Vai ficar determinantemente proibido supermercados, lojas de conveniências e depósitos venderem esses produtos”, advertiu o gestor.

Ele anunciou ainda que no final da tarde vai ter outra reunião com os prefeitos de São Félix do Xingu e Tucumã, para definirem medidas ainda mais duras na contenção da mobilidade urbana e rural nos três municípios ao longo da PA-279.  “Nós não podemos ficar parados observando o avanço do novo coronavírus nos municípios ao longo da PA-279”, justificou o prefeito, dizendo que decidiu suspender a venda de bebidas alcoólicas, para evitar aglomerações.

Ele, que é médico, conta que recentemente, ao ir ao hospital fazer um parto, durante a madrugada, viu pessoas aglomeradas consumindo bebida alcoólica. “Acredito que sem ter como comprar bebida, a pessoa fica mais tempo em casa”, avalia o prefeito.

O gestor também pede à classe empresaria da cidade que ajude nessa batalha, não permitindo que pessoas entrem nos comércios sem máscaras. “Nos ajudem. Nós já temos duas pessoas entubadas com a doença, que aumentou de forma assustadora em Ourilândia do Norte”, clama Veloso, frisando que essa é uma batalha em que todos precisam participar.

Ele alerta que a população precisa ter consciência que essa é uma doença séria e que não escolhe classe social. “Não adianta você achar que seu dinheiro vai te salvar, porque não salva. Toda a rede de saúde pública e privada do país, está em colapso. Então, sua fazenda, seus bens e todo o seu dinheiro em nada vai lhe servir”, enfatizou, dizendo que a única prevenção é o isolamento social e o uso de máscaras.

“Se você não parar, o vírus vai te pegar. Essa é uma doença terrível e altamente contagiosa e ninguém ainda não sabe como isso tudo vai terminar”, diz o prefeito, ressaltante que na sua cidade e nos municípios de Tucumã e São Félix do Xingu as unidades de saúde estão sendo procuradas a toda hora, por pessoas sentindo o sintoma da Covid-19 e querendo fazer o teste.

“Se a população em geral não colaborar, a situação só tende a piorar”, sentenciou Veloso.

(Tina Santos)