Operação “Enem 2021” conta com apoio de mais de 5 mil agentes de Segurança Pública no Pará

O trabalho, neste domingo (21), começou com a escolta dos malotes com as provas para os 742 locais de aplicação, distribuídos em 77 municípios paraenses
Centros de controles trabalham no monitoramento para segurança do Enem 2021

Continua depois da publicidade

A Operação “Enem 2021”, para garantir segurança aos candidatos e ao processo seletivo, conta com o apoio de mais de 5 mil agentes de Segurança Pública no Pará. O trabalho começou logo cedo, às 6h deste domingo (21), com a logística para a escolta dos malotes com as provas para o primeiro dia de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Operação “Enem 2021” é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A escolta dos malotes foi feita para os 742 locais de aplicação, distribuídos em 77 municípios paraenses.

A escolta foi executada pela Polícia Militar, envolvendo 121 viaturas e 363 agentes, que deram apoio aos Correios, responsável pelo transporte. Até às 9h30, 80% dos malotes já haviam sido entregues. A previsão de término era às 11h.

As informações acerca dos transportes das provas, bem como, o início e finalização da mesma são repassadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, no Distrito Federal (DF), por meio do Sistema Córtex. Segundo a Segup, por volta das 6h, a região dos municípios de Cametá, Breves, Portel, Curralinho, Bagre, Limoeiro do Ajuru e Melgaço havia sofrido com um apagão, mas teve a energia elétrica restabelecida.

Equipes da Eletronorte e Equatorial identificaram a pane que acometeu a linha de transmissão entre os municípios de Tucuruí e Cametá. O governo do estado disponibilizou uma aeronave da sua frota para transporte de parte da equipe até o local.

Integração: A operação “Enem 2021” envolve, de forma integrada, os Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e Fluvial, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), guardas municipais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coordena o certame, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que o executa em nível estadual.

Regionais: De acordo com a Segup, os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR) nos municípios de Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira estão trabalhando no monitoramento para garantir a segurança do certame. As unidades são coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que abrange, também, toda a Região Metropolitana de Belém (RMB).

Tina DeBord- com informações da Segup

Foto: Divulgação Segup