Nova gestão da CMP inova com lançamento do Projeto “Câmara do Futuro”

Lançado nesta quinta-feira, 30 de março, durante um evento que contou com a participação de várias autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão.
Foto: Celso Lobo (AID/Alepa)

Continua depois da publicidade

Criação e lançamento da Escola do Legislativo com cursos de graduação e pós-graduação, ampliação e reforma do prédio da Câmara Municipal de Parauapebas, Criação do Museu da Câmara “Faisal Salmen” e oferta de serviços de cidadania à população. Esses serviços fazem parte do programa “Câmara do Futuro 2023”, lançado nesta quinta-feira, 30 de março, durante um evento que contou com a participação de várias autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão.

O projeto é uma proposta da Mesa Diretora da CMP para o biênio 2023-2024, e promete marcar o trabalho do parlamento, sob a presidência do jovem vereador Rafael Ribeiro.

Vereador Rafael Ribeiro

Segundo Rafael, o projeto foi pensado e criado para modernizar e fortalecer o papel do legislativo como instituição responsável pela elaboração e aprovação das matérias e leis municipais, e, simultaneamente, se propõe a lançar um novo olhar na relação entre o legislativo e a sociedade, visando o avanço da cidadania.

“Vamos sair dos gabinetes e ir às ruas, a fim de nos aproximarmos ainda mais de todas as comunidades que fazem parte do povo diversificado e multicultural parauapebense. Com respeito e carinho, queremos ouvir os anseios e as demandas da nossa população, que servirão de base para a criação de políticas públicas, para a melhoria do nosso município”, prometeu.

Segundo ele, o Câmara do Futuro também visa gerar e impulsionar conhecimentos para as novas e atuais gerações, com vários projetos para toda a sociedade.

Para essa nova fase, foram apresentadas como novas propostas a reforma do prédio da Câmara, novo telão, sistema de som e votação eletrônica, biblioteca do legislativo de portas abertas, nova programação da Rádio Câmara, implantação do Museu Legislativo Faisal Salmen, Escola do Legislativo com curso superior e pós-graduação, a volta do vereador mirim e do parlamento jovem, serviços e ações nos bairros.

Na oportunidade, Rafael agradeceu todos os presentes e aos demais contribuintes, de alguma forma, para o avanço do município e confessou se sentir realizando um sonho: “Desde muito jovem comecei a lutar por mais oportunidades, educação, respeito e igualdade para que Parauapebas pudesse colher frutos de prosperidade, conhecimento e realizações. Hoje, diante de tantas ações que começam a se tornar realidade com a Câmara do Futuro, tenho orgulho de ser um desses frutos de sementes plantadas com tanto amor e dedicação por nossa cidade”, discursou.

Rafael também lembrou que no ano de 2023, a cidade em que nasceu, cresceu e pode acompanhar se desenvolvendo, completa 35 anos de emancipação, segundo ele, com os olhos voltados para o futuro e com as mãos estendidas para amparar e acolher seus mais de 270 mil habitantes.

Deputado Chicão, presidente da Alepa

O deputado Chicão, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), também esteve presente e, em seu discurso, cumprimentou os integrantes da Casa, parabenizou o presidente Rafael pelo momento que, segundo ele, precisa ser valorizado como atividade política. O representante estadual também pontuou que a iniciativa foi feita de uma maneira construtiva e positiva, elencando como um grande exemplo não somente ao nível municipal, mas também como estadual.

“Quando há boa vontade e determinação as coisas podem acontecer”, elogiou, acrescentando que a juventude de Rafael é uma forma de dizer que a juventude traz ideias novas e merece ocupar o espaço como o presidente da Câmara ocupa.

Prefeito Darci Lermen

Segundo o prefeito do município, Darci Lermen, o programa “Câmara do Futuro” é para o bem da população de Parauapebas. “O trabalho da câmara municipal será focado nas ações que tornam o parlamento mais presente na vida das pessoas. Parabéns a câmara municipal pela idealização do projeto “, relatou.

Diversas outras autoridades estaduais e municipais participaram do evento de lançamento do projeto e elogiaram a iniciativa da CMP.