MP e Casa da Cultura iniciam criação de parque ambiental em Marabá

Iniciativa conjunta da Fundação Casa da Cultura e Ministério Público cria um espaço verde revitalizado para a cidade

Continua depois da publicidade

O antigo Bairro das Olarias, nas margens do Rio Itacaiunas, em Marabá, deve ser transformado no Parque Pirucaba, um parque ambiental dentro da área central da cidade. A iniciativa nasceu de parceria entre a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) e o Ministério Público (por meio da Promotoria de Meio Ambiente). O primeiro passo efetivo dado nesse sentido foi o plantio de 150 mudas de árvores frutíferas e não frutíferas esta semana.

De acordo com a promotora Josélia Barros, a ideia de criar um parque ambiental surgiu ainda no ano de 2007. Segundo ela, antes de se iniciar o projeto do Parque Pirucaba (cujo nome é uma referência àquele trecho do Rio Itacaiunas), o município retirou os antigos moradores que ocupavam a área e garantiu indenizações para alguns e aluguel social parta outros.

Depois disso, a FCCM estruturou o projeto e promoveu parceria com estudantes universitários e também com o Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) para dar início ao plantio de mudas, abertura de trilhas que levem até a margem do rio e conservação do local, que fica bem abaixo da ponte do Rio Itacaiunas.

“Isso aqui vai ser o pulmão de Marabá… Um espaço fantástico. E eu fico muito feliz de participar desse momento”, afirmou Vanda Américo, presidente da Fundação Casa da Cultura.