O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, concedeu uma breve entrevista ao jornalista Carlos Magno, nos corredores da Blue Zone da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que está sendo realizada na capital paraense.
Durante a conversa, o ministro foi questionado sobre o histórico impasse envolvendo Serra Pelada, que se arrasta há quase quatro décadas sem uma solução definitiva. Demonstrando atenção e cordialidade, Silveira afirmou que o governo federal tem total interesse em resolver a questão, mas ressaltou que a união e a organização dos garimpeiros são fundamentais para o avanço do processo.
“Os garimpeiros precisam se unir e eleger uma diretoria legítima para representá-los junto ao governo federal e aos órgãos ambientais. Assim que essa nova diretoria da COOMIGASP [Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada] estiver eleita, o governo do presidente Lula estará pronto para atuar e ajudar a resolver a situação”, destacou o ministro.
Alexandre Silveira também lembrou que Serra Pelada envolve questões ambientais complexas, que exigem responsabilidade e diálogo entre as partes. “Não se trata de algo que possa ser resolvido num passe de mágica. Mas o governo federal está disposto a ajudar a classe garimpeira de Serra Pelada”, concluiu.
Texto: Carlos Magno
Jornalista – DRT/PA 2627







