As comemorações do Ano Novo em Marabá começam nesta terça-feira (30), quando o DJ Alex abre a programação, seguido da apresentação das cantoras Joelma e Michele Andrade, que encerra a primeira noite. O primeiro show tem início marcado para as 20h. No dia 31, o público poderá curtir novamente o som do DJ Alex. O cantor Beto Lima antecede a atração nacional da noite, Zezé Di Camargo, que encerra as comemorações com a contagem regressiva para 2026 e a tradicional queima de fogos no Rio Tocantins, sem efeitos sonoros.
Assim como no Veraneio deste ano, o evento contará com atrações locais e nacionais e já está com toda a estrutura montada, incluindo palco e áreas de camarote. A Secretaria Municipal de Cultura estima que, nos dois dias, cerca de 40 mil pessoas devem participar das comemorações.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Genival Crescêncio, o evento deve ser um dos maiores réveillons da história do município, trazendo de forma inédita dois dias de comemoração.
“A prefeitura preparou uma grande virada de ano para a nossa cidade. O diferencial deste ano é justamente a realização de dois grandes dias de festa. Aguardamos a população para celebrar na orla. Outro destaque será a grande queima de fogos no Rio Tocantins, para recebermos 2026 com paz, carinho e prosperidade para todos que celebram a cultura de Marabá”, afirma.
O titular da Secult reforça que, assim como o MaraVerão fortaleceu a cultura local, o réveillon deve potencializar ainda mais o fluxo turístico e cultural do município.
“Temos dado um olhar especial às atividades turísticas e culturais e promovido eventos que movimentam a cidade, porque acreditamos no potencial dessas ações. Estamos preparando o maior réveillon da história de Marabá”, destaca.
Segurança
O secretário de Segurança Institucional, Dener Favacho, informou que o esquema de segurança está definido para garantir a tranquilidade do público durante as duas noites de evento. Cento e setenta agentes do DMTU, Guarda Municipal de Marabá (GMM) e Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) atuarão na área dos shows.
O planejamento conta ainda com reforço do Centro de Controle Operacional (CCO), com duas câmeras de monitoramento instaladas no local. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também integram a operação.
“Estamos utilizando o mesmo planejamento do MaraVerão, com alguns ajustes e melhorias. O esquema de segurança e de interdição de vias segue o mesmo padrão, e como foi um sucesso no MaraVerão, temos certeza de que o Réveillon também será”, afirmou Favacho.
A partir das 14h desta terça-feira (30), o DMTU realizará interdições no entorno do local dos shows. As travessas Manoel Moreira, Zizi, Coqueiro 1 e Coqueiro 2, além da Avenida Marechal Deodoro, poderão ser interditadas conforme a necessidade. Na Avenida Pará, o fluxo funcionará em apenas um sentido.
Agentes de trânsito estarão posicionados em todos os pontos para orientar os condutores. A recomendação é redobrar a atenção ao trafegar pela área.
Ambulantes
Cerca de 100 vendedores ambulantes já estão cadastrados e autorizados a trabalhar durante o Réveillon. Segundo o diretor do Departamento de Fiscalização de Postura, Marlivon Andrade, equipes de fiscalização atuarão para orientar e coibir irregularidades, com atenção especial à proibição do uso de garrafas de vidro, conforme determina a legislação.
“O trabalho com os ambulantes foi feito de forma antecipada. Todos estão cadastrados, licenciados e orientados quanto à manipulação e à proibição de recipientes de vidro. Nossa equipe, com a Guarda Municipal, fará a fiscalização nas entradas para garantir a segurança do público”, explica.
(Secom PMM)