Marabá: Prefeito sanciona lei que doa área para construção de Hospital Universitário

O projeto de lei da doação do terreno para a construção do hospital foi encaminhado pela Prefeitura à Câmara Municipal, que aprovou o documento nesta quarta-feira (14)

Continua depois da publicidade

A gestão municipal deu um importante passo na evolução da educação e saúde da cidade. Desde o início do ano, a Prefeitura de Marabá participou de debates sobre a criação do Hospital Universitário (HU) do futuro curso de Medicina da Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará (Unifesspa). Uma das conversas, aconteceu em fevereiro, em que o prefeito Toni Cunha, endossou a relevância da iniciativa da Unifesspa na criação do HU e endossou o comprometimento da gestão no projeto

Em março, a prefeitura encaminhou o projeto de lei da doação do terreno para a construção do hospital e nesta quarta-feira (14), a Câmara de Vereadores aprovou o projeto e a Lei nº 18.438, de 14 de maio de 2025 foi sancionada pelo poder executivo. O HU será em uma área pública no núcleo Cidade Jardim, avaliada em 7 milhões de reais e garantirá avanços significativos no atendimento à população, além de trazer base prática aos alunos do novo curso de Medicina que ainda será implementado na universidade.

“O hospital universitário não será apenas um espaço de aprendizado, mas um hospital de portas abertas para toda a população, ajudando a reduzir a carência da saúde pública em Marabá”, declarou o gestor de Marabá.

Toni Cunha, prefeito de Marabá, ao lado do reitor da Unifesspa Francisco Ribeiro, na conferência “Medicina Unifesspa: Sonhos, Trajetórias e Desafios para a Formação de Profissionais Médicos no Sul e Sudeste do Pará”, em fevereiro deste ano

Na reportagem divulgada no portal da Unifesspa, o reitor Francisco Ribeiro, que esteve presente na sessão, expressou a gratidão à prefeitura de Marabá e ao poder legislativo pela doação da área e garantiu que será um centro de referência em saúde pública e educação superior.

“Essa doação é mais do que uma transferência de um bem patrimonial, é um investimento direto na vida das pessoas, na saúde da nossa população e na formação de profissionais comprometidos com a transformação social da nossa região”, enfatizou.

Por sua vez, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) atuou nos processos técnicos e vistorias da ação, com a colaboração da Unifesspa e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), responsável pela construção da unidade. Em um vídeo nas redes sociais de fevereiro deste ano, o representante do EBSERH, Adriano Rodrigues, destacou que “o HU trará grandes benefícios para a região, principalmente na formação de médicos e de especialistas também”.

A doação do terreno para a construção do Hospital Universitário reafirma o compromisso da gestão municipal em investir no futuro da saúde, da educação e do desenvolvimento de Marabá.

O projeto

Segundo o texto do projeto, a previsão é que o HU conte com aproximadamente 200 leitos para atender a população e deverá ofertar atendimento especializado nas áreas e serviços de saúde como clínica geral; centro cardíaco; instituto de ortopedia, traumatologia e fisioterapia; área de psiquiatria; centro de radiologia; ala de pediatria; centro de atendimento complexo da mulher; centro oncológico; unidades cirúrgicas de média e alta complexidade; setor de urgência e emergência; centro farmacêutico; banco de sangue; laboratórios clínicos hematológico, patológico e de imagem; centro de reabilitação ortopédica e neurológica; centro de tratamento para câncer; e gabinetes de atendimento médico das várias especialidades.

Nota da Redação: As tratativas entre a Unifesspa e o MEC (Ministério da Educação), para a implantação do Curso de Medicina em Marabá estão em andamento e, segundo declarações do reitor Francisco Ribeiro da Costa, durante conferência, em fevereiro passado, caso não seja liberado até o final deste ano, é certo que em 2026 o novo curso seja implantado.     

(Secom Marabá)

Deixe seu comentário

Posts relacionados

plugins premium WordPress