A Coordenação de Saúde do Homem, com apoio da Coordenação de Doenças Crônicas e Nutrição, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza a Campanha Novembro Azul, que tem por objetivo conscientizar sobre a prevenção e cuidado com o câncer de próstata e o diabetes. O tema da campanha é “Novembro Azul: todos juntos contra o câncer de próstata e diabetes. Cuidar da saúde é para todos”.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, o câncer de próstata é responsável por 29% de todos os diagnósticos de câncer entre os homens. Por ano, estima-se que sejam 66 mil diagnósticos e 16 mil óbitos, sendo responsável por 10% das mortes entre homens. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes e o Ministério da Saúde, o Brasil possui mais de 13 milhões de pessoas convivendo com a doença.
Jafia Reis, coordenadora de Saúde do Homem da SMS, explica que a campanha busca incentivar que os homens cuidem mais da saúde. Ela também ressalta os serviços que estarão disponíveis nas ações ao longo do mês.
“Buscar incentivar os homens a cuidarem melhor da saúde, fazendo check-up, mantendo hábitos saudáveis, quebrando preconceitos pela procura médica. A SMS realizará diversas atividades nas UBS e em locais estratégicos, bem como em empresas, para alcançarmos o público masculino, com oferta de ações e serviços de saúde como atendimento e orientação médica voltada para os homens, palestras educativas, distribuição de materiais informativos, atendimento nutricional, coleta de exames preventivos do PSA, aferição de PA e exame glicêmico, ações de boas práticas junto às atividades físicas”, comenta a coordenadora.
Homens a partir de 40 anos, que tenham histórico familiar de câncer de próstata podem procurar os serviços de saúde e participar da campanha
A abertura acontecerá no dia 5 de novembro, na Câmara Municipal de Marabá a partir de 9h. Além dos serviços supracitados, também haverá testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites e vacinas do Plano Nacional de Imunização.
Para a realização do PSA, a orientação é que o paciente não ande de moto, bicicleta ou a cavalo e não mantenha relações sexuais nos três dias que antecedem o exame.
(Texto: Ronaldo Palheta/ Secom PMM)
								
								