Marabá: AMAT reúne novos prefeitos em seminário para discutir gestão

Continua depois da publicidade

Por Ulisses Pompeu – de Marabá

Prefeitos eleitos e reeleitos de 36 municípios do sul e sudeste do Pará vão estar reunidos em Marabá por dois dias nesta quarta-feira e quinta-feira (28 e 29) para participar do seminário “Novos Gestores – prefeitos eleitos e seus desafios”. O evento acontece no auditório do Hotel Golden Ville, em Marabá, com início a partir de 14 horas.

A realização é da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (AMATCarajás) e da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep).

Os gestores que vão assumir em janeiro de 2013 vão participar de palestras sobre saúde municipal, finanças, desenvolvimento urbano e um modelo de gestão de qualidade. Será também a primeira vez que o grupo estará reunido, contando com prefeitos de primeira viagem e ainda pouco conhecidos fora dos seus respectivos municípios.

Na mensagem que enviaram aos convidados, os presidentes da Amat, Edison Alvarenga e da Famep, Helder Barbalho, avisaram que a organização vai custear uma hospedagem em quarto duplo para prefeitos e vices no mesmo hotel onde se dará o evento. Não é para menos, uma vez que o folder também indica como patrocinadores do conclave Sebrae e Caixa.

PROGRAMAÇÃO

Hoje, a abertura acontecerá a partir das 14h30, com palestra do presidente da Famep. Às 15 horas têm início os painéis, primeiramente com Finanças Municipais, Gestão da Educação, às 16 horas e, às 17 horas, projetos e recursos com palestrante da Caixa Econômica Federal.

No segundo dia, às 8 horas, Saúde Municipal; às 9 horas, Compras Governamentais, prefeito empreendedor; 9h45, Gestão e Desenvolvimento Urbano; às 14 horas, Ações do Incra; às 14h30, Seguridade e Previdência Social; às 15 horas, projeto Municípios Verdes; às 15h30, Funasa; às 16 horas, as principais recomendações da Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas dos Municípios e Tribunal de Contas do Estado. O encerramento se dará às 17 horas.

O prefeito eleito de Marabá, João Salame, quer aproveitar a ocasião para manter uma reunião com os colegas eleitos, após o evento da AMAT, para discutir captação de recursos junto ao governo federal, mas também deverá assuntos estratégicos de criação de um grupo forte politicamente visando às próximas eleições.