Mais de 300 mulheres disputaram caminhada e corrida em Canaã dos Carajás

O evento faz parte das atividades do mês da Mulher. Foram distribuídos R$ 10 mil em prêmios para as primeiras colocadas.

Continua depois da publicidade

Neste domingo (5), a Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel) de Canaã dos Carajás, realizou a 1º Edição da Caminhada e Corrida da Mulher, que contou com 350 participantes. O evento faz parte das atividades do mês da Mulher. Foram distribuídos R$ 10 mil em prêmios para as primeiras colocadas.

Às 6h, as competidoras se concentravam na Praça da Bíblia, no bairro Novo Horizonte. A caminhada teve um percurso de 5 km. Já a corrida teve um roteiro de 7km, com competição em cinco categorias: geral, local, 16 a 29 anos, 30 a 39, 40 a 49 e acima dos 50 anos de idade.

A vencedora da corrida na categoria geral foi Marinalva Ribeiro da Silva. Ela completou a prova em 29 minutos e 18 segundos. “Minha motivação é essa: sempre estar correndo e cuidando da saúde.”, disse a campeã, moradora do município de Curionópolis. Na categoria local, formada por competidoras exclusivamente do município, Francisca Alves foi a vencedora. Ela completou a volta em 33 minutos e 54 segundos.

Na categoria 16 a 29 anos, venceu Taysa Seiva, realizando o percurso em 32 minutos e 13 segundos. Agaiele Costa foi a primeira colocada entre as corredoras de 30 a 39 anos, finalizando a prova em 33 minutos e sete segundos.

A prova dos 40 a 49 anos, teve Francisca Alves como a grande campeã. Ela concluiu o desafio em 33 minutos e 54 segundos. Concluindo, na categoria acima dos 50 anos de idade, em 33 minutos e 17 segundos, Laura Lima dos Santos sagrou-se a campeã.

A competidora de maior idade entre as inscritas, Doriana Araújo tem 64 anos e contou que corre há quatro. Ela deixou um recado aos munícipes: “mulheres, venham para a rua, vamos correr e cuidar da saúde.”, disse.

Já a mais jovem competidora do dia foi Rafaela de Paula, de 14 anos. Ela parabenizou a prefeitura pelo evento: “foi a primeira vez que participei de uma corrida. Foi um prazer imenso.”, concluiu.