Maestro e Professor de Música e Arte de Parauapebas lança livro “Formação de Plateia”

Geam Aguiar mostra pesquisa feita com alunos de escola pública em contato com música erudita
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Maestro e Professor de Música e Arte, Geam Gonçalves Aguiar, lançou seu primeiro livro “Formação de Plateia” pela Editora CRV. A obra traz a pesquisa realizada com alunos da Escola Estadual Euclydes Figueiredo, de Parauapebas, sobre a preparação do público para a música erudita e popular.

Através do livro, Geam Aguiar propõe uma discussão sobre a carência de trabalhos voltados para a música erudita e encontra nos jovens de Parauapebas, um material ideal para a realização da pesquisa. “Parauapebas é uma cidade muito jovem, tudo está em construção, inclusive a cultura local. Autores que referencio classificam a cultura em três dimensões: a cultura erudita, a cultura popular e a cultura de massa. Especificamente em relação à música, trabalhos voltados para a música popular e música massiva (indústria cultural) se fazem presentes no cotidiano da cidade, entretanto, a presença da música erudita ainda é embrionária, uma posição a se construir”, ressaltou Geam Aguiar.

O maestro conta que a ideia de publicar o livro nasceu durante a defesa da dissertação de mestrado, na Universidade Federal de Goiás (UFG). O trabalho sobre formação de plateia, desenvolvido com alunos de uma escola pública, foi elogiado pela banca que o incentivou a publicar o resultado da pesquisa. A orientadora e professora, Dra. Eliane Leão, é coautora do trabalho. O livro traz ainda, no prefácio, o texto do Dr. Sidney Molina, concertista, professor e crítico musical da Folha de São Paulo. “O tema formação de plateia posto neste livro, resultado da pesquisa realizada, possui caráter de ineditismo tanto em termos acadêmicos, de oportunizar a discussão do tema, quanto em termos de contribuição para a cultura local, especialmente pela promoção da música de concerto e popular mais elaborada com a preocupação de preparar o público para a apreciação com significado”.

Formação da plateia

O livro mostra a necessidade da preparação do ouvinte para uma apreciação musical mais qualificada e apresenta uma abordagem histórico-conceitual sobre plateia e sua formação. A pesquisa, realizada durante o mestrado, coletou informações sobre os alunos em contato com a música erudita, gerando resultados sobre a democratização cultural (acessibilidade física e cognitiva); a competência musical (legibilidade de obras musicais); e a qualidade da apreciação musical (escutas musicais imersivas).

Uma das contribuições do projeto foi criar oportunidade para que 90% dos alunos participantes fossem ao teatro assistir a um concerto pela primeira vez.  A pesquisa revela que o acesso à música erudita e popular permite ampliação do gosto musical e da qualidade da escuta.  O livro registra a ação pioneira no campo da música de concerto em Parauapebas que poderá auxiliar futuras pesquisas musicológicas. “Uma provocação futura, no bom sentido, para as instituições culturais fomentarem a implementação de programas de formação de plateia, o que presume a promoção da música erudita ou de concerto no município nas várias vertentes: música de câmera, ópera, música orquestral, música coral, música para violão solo, etc”, destaca o escritor.

Para o autor, a obra é destinada a todos que tenham interesse em conhecer os aspectos da apreciação musical orientada. É acessível desde o músico pesquisador ou performer, ao aluno de música e ao público em geral. “Temos captado, como impressão inicial, o interesse na obra por professores de importantes universidades como UNIRIO, UFPB, UFRN, UFG; de integrantes de conceituadas associações de pesquisa em música; de alunos de graduação que pretendem desenvolver outras pesquisas no campo da formação de plateia”.  

Lançamento do livro

A Editora CRV realizou o lançamento online do livro que já está disponível no site: https://editoracrv.com.br, nos formatos de livro físico e digital (ebook). O livro, em breve, estará disponível para comercialização também em Parauapebas.

Por causa da pandemia da covid-19, o lançamento do livro foi adiado, mas o escritor pretende realizar um recital-palestra em Parauapebas, para apresentação do livro, assim que a situação for normalizada.

Currículo

O Maestro Geam Gonçalves Aguiar é natural de Rio Maria (PA) e chegou a Parauapebas ainda criança, onde fez o ensino básico. Depois foi para Belém onde estudou Licenciatura em Educação Artística/Música pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Em 2007 retornou à Parauapebas após ser aprovado em concursos públicos para Professor de Artes do magistério municipal e estadual. Passou a atuar nas áreas de educação e cultura. Também foi Regente do Coral Municipal e professor de Violão Clássico e de teoria musical, na Escola de Música Municipal Waldemar Henrique, em Parauapebas. Em 2010, fez Pós-Graduação, latu sensu em “Regência Coral” no Centro Universitário Adventista de São Paulo e, 2019 concluiu Mestrado em Música na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Publicidade

Posts relacionados