Lockdown: Cai o índice de isolamento para 45% em Canaã dos Carajás

Mais de 30 pessoas foram multadas nesta quarta-feira (20). A falta de uso da máscara foi principal motivo das notificações
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Um levantamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará, apontou que nas 15 cidades onde ocorre o lockdown, o índice de isolamento social ficou entre 42% e 50%, nesta quarta-feira (20). A taxa de 70% é a recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para que possa diminuir o número de infectados pelo novo coronavírus (covid-19). Canaã dos Carajás registrou 46,1%, um índice menor do que foi verificado no primeiro dia, onde o município alcançou 49,3%. Belém teve o melhor índice com 50%.

A Polícia Militar informou que até às 20h, desta quarta-feira (20), 34 pessoas foram multadas por desobediência ao decreto estadual. A principal delas foi a falta do uso de máscara ao sair de casa. De acordo com a PM, motociclistas e motoristas tentaram justificar dizendo que por estarem em veículos, achavam que não haveria obrigatoriedade da proteção. Além do decreto municipal, que determinou a obrigatoriedade do uso de máscara para quem for sair de casa, o lockdown também exige o uso desse item.

Sobre as justificativas dada aos órgãos de fiscalização para sair de casa, duas se sobressaíram: trabalho em serviços essenciais e compra de alimentos. Para o comandante da PM, Rafael Guimarães, a população de Canaã, especialmente os comerciantes, têm colaborado com pouca movimentação nas ruas, ficando em casa e evitando o risco do contágio da doença.

Publicidade