Lendas : O BOTO

Continua depois da publicidade

Contam que em noite de festa nos vilarejos ribeirinhos o Boto gosta de aparecer. O Boto possui uma grande beleza física. Trata-se muito bem, usa um terno e chapéu, porém está descalço e nunca tira o chapéu da cabeça, devido um buraco situado dentro da mesma.

boto É um excelente dançarino, e sempre escolhe a moça mas bonita da festa para ser seu par. Antes da aurora, costuma dar um passeio com a jovem para seduzi-la, o que geralmente acontece na beira do rio ou mesmo dentro d’água. Quase sempre suas vítimas ficam grávidas e em geral estas são mocinhas. Daí que o Boto é tido como "o pai das crianças de paternidade desconhecida".

Assim, depois de uma boa "noitada", antes do raiar do sol, o Boto pula na água, voltando a sua forma primitiva. Contam antigos moradores desta região que os botos "transformam-se por um condão diabólico, tornando-se um caboclo alegre, forte, atirado, afoito, dançando bem e com uma sede incontestável. Tem olhos brilhantes, negros e hipnóticos. As moças não resistem a sua lábia e acabam ficando grávidas".

A crendice leva à imaginação de que o boto possuiu lindos castelos no fundo do rio que habita.Segundo depoimentos, o boto alaga canoas, como também salva vidas. Seus olhos, depois de secos, servem para atrair o amor de mulheres ou de homens.

Fonte: Site Marabá online.com.br

9 comentários em “Lendas : O BOTO

  1. marcia Responder

    o seu comentario foi show !!!!!♥♥♥♥

    o seu trabalho é muito legal !!!!!♥♥♥♥
    bejosssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥

  2. carlos oliveira Responder

    a sua lenda é orrivel ate uma criança de 2 anos sabe fazer melhor !!!!!

    rsrsrs
    parece mais um nene ate o nene sabe explicar seu excritor de 5 categoria!!!!!
    hahahahaha

  3. taynara Responder

    eu gostei muito adorei a imagem eu acredito , sou descedente de india e acredito sim nessas lendas
    Adoreiiiiiiii ♥

  4. SELMA Responder

    Nossa, a cultura brasileira realmente é cheia de contos, encantos, lendas e mitos…

Deixe seu comentário

Posts relacionados