A juíza da Vara Criminal da Comarca de Canaã dos Carajás, Dra. Liana da Silva Hurtado Toigo, converteu em preventiva a prisão em flagrante de Sebastião Vieira da Silva, 63 anos, responsável pelo mais grave acidente de trânsito já registrado na área urbana do município. O caso resultou na morte de um casal e deixou gravemente ferido um dos filhos, que segue internado em estado crítico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital local.
Durante a audiência de custódia, realizada neste domingo (31) a magistrada foi firme ao aplicar contra Sebastião os rigores da lei. Com a decisão, ele será transferido para o presídio de Parauapebas e responderá, na Comarca de Canaã, por duplo homicídio doloso (na modalidade dolo eventual) e três tentativas de homicídio, cometidos na condução de veículo automotor.
Histórico de imprudência e reincidência
A Reportagem apurou que Sebastião possui um longo histórico de acidentes provocados sob efeito de álcool. Anos atrás, completamente embriagado, ele causou uma colisão na Avenida JK, em frente à Secretaria de Saúde. Na ocasião, foi preso, mas acabou liberado para responder em liberdade após pagamento de fiança.
Tempos depois, novamente alcoolizado e conduzindo uma motocicleta, sofreu outro acidente grave, que lhe deixou ferimentos e resultou na amputação de dois dedos do pé. Passado algum tempo, mais uma vez embriagado, se envolveu em mais um acidente de moto, fraturando o joelho. Apesar disso, nunca deixou de dirigir, sendo constantemente apontado pela população como “figurinha carimbada” no trânsito da cidade.
Agora, a sociedade de Canaã dos Carajás cobra uma resposta definitiva das autoridades. O clamor popular é para que Sebastião seja denunciado pelo Ministério Público, tenha sua carteira de habilitação cassada em caráter definitivo pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e fique permanentemente proibido de dirigir, de modo a pôr fim à sua “saga sangrenta” no trânsito.
O acidente
O caso ocorreu na noite de sexta-feira (29), na Avenida São João, nas proximidades da árvore conhecida como “Barriguda”. O veículo conduzido por Sebastião, um Chevrolet Tracker branco, placa SZH-6E42, colidiu violentamente contra duas motocicletas que transportavam uma família inteira.
As fatalidades foram identificadas como Flaviano da Silva dos Reis, 31 anos, e sua esposa Jaciele da Conceição de Melo dos Reis, 33 anos. O casal deixa três filhos:
- F. M. de M. R. (12 anos) – sofreu traumatismo craniano e permanece em estado grave na UTI;
- F. N. M. R. (16 anos) – ferida, mas fora de risco;
- Y. E. M. R. (3 anos) – também socorrida, estável.
Antes da colisão, Sebastião já havia batido em um veículo Fiat Strada branco, placa QVX-5E92, estacionado na Praça da Bíblia. Imagens de câmeras de segurança confirmam que ele trafegava em alta velocidade e ignorou um redutor na via, atingindo as motocicletas.
Ao ser abordado pela Polícia Militar, apresentava olhos avermelhados, fala arrastada, odor etílico e andar cambaleante. O teste do etilômetro confirmou 1,17 mg/L de álcool no sangue — valor muito acima do permitido pela legislação.
Equipes dos Centros de Perícias Científicas (CPC) de Parauapebas e Marabá foram acionadas para os trabalhos de perícia de local de crime e necropsia.
Por Carlos Magno
Jornalista – DRT/PA 2627