Justiça mantém em prisão preventiva motorista que causou tragédia em Canaã dos Carajás

Sebastião Vieira da Silva já era considerado “figurinha carimbada” no trânsito local
Sebastião Vieira da Silva

Continua depois da publicidade

A juíza da Vara Criminal da Comarca de Canaã dos Carajás, Dra. Liana da Silva Hurtado Toigo, converteu em preventiva a prisão em flagrante de Sebastião Vieira da Silva, 63 anos, responsável pelo mais grave acidente de trânsito já registrado na área urbana do município. O caso resultou na morte de um casal e deixou gravemente ferido um dos filhos, que segue internado em estado crítico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital local.

Durante a audiência de custódia, realizada neste domingo (31) a magistrada foi firme ao aplicar contra Sebastião os rigores da lei. Com a decisão, ele será transferido para o presídio de Parauapebas e responderá, na Comarca de Canaã, por duplo homicídio doloso (na modalidade dolo eventual) e três tentativas de homicídio, cometidos na condução de veículo automotor.

Histórico de imprudência e reincidência

A Reportagem apurou que Sebastião possui um longo histórico de acidentes provocados sob efeito de álcool. Anos atrás, completamente embriagado, ele causou uma colisão na Avenida JK, em frente à Secretaria de Saúde. Na ocasião, foi preso, mas acabou liberado para responder em liberdade após pagamento de fiança.

Tempos depois, novamente alcoolizado e conduzindo uma motocicleta, sofreu outro acidente grave, que lhe deixou ferimentos e resultou na amputação de dois dedos do pé. Passado algum tempo, mais uma vez embriagado, se envolveu em mais um acidente de moto, fraturando o joelho. Apesar disso, nunca deixou de dirigir, sendo constantemente apontado pela população como “figurinha carimbada” no trânsito da cidade.

Agora, a sociedade de Canaã dos Carajás cobra uma resposta definitiva das autoridades. O clamor popular é para que Sebastião seja denunciado pelo Ministério Público, tenha sua carteira de habilitação cassada em caráter definitivo pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e fique permanentemente proibido de dirigir, de modo a pôr fim à sua “saga sangrenta” no trânsito.

O acidente

O caso ocorreu na noite de sexta-feira (29), na Avenida São João, nas proximidades da árvore conhecida como “Barriguda”. O veículo conduzido por Sebastião, um Chevrolet Tracker branco, placa SZH-6E42, colidiu violentamente contra duas motocicletas que transportavam uma família inteira.

As fatalidades foram identificadas como Flaviano da Silva dos Reis, 31 anos, e sua esposa Jaciele da Conceição de Melo dos Reis, 33 anos. O casal deixa três filhos:

  • F. M. de M. R. (12 anos) – sofreu traumatismo craniano e permanece em estado grave na UTI;
  • F. N. M. R. (16 anos) – ferida, mas fora de risco;
  • Y. E. M. R. (3 anos) – também socorrida, estável.

Antes da colisão, Sebastião já havia batido em um veículo Fiat Strada branco, placa QVX-5E92, estacionado na Praça da Bíblia. Imagens de câmeras de segurança confirmam que ele trafegava em alta velocidade e ignorou um redutor na via, atingindo as motocicletas.

Ao ser abordado pela Polícia Militar, apresentava olhos avermelhados, fala arrastada, odor etílico e andar cambaleante. O teste do etilômetro confirmou 1,17 mg/L de álcool no sangue — valor muito acima do permitido pela legislação.

Equipes dos Centros de Perícias Científicas (CPC) de Parauapebas e Marabá foram acionadas para os trabalhos de perícia de local de crime e necropsia.

Por Carlos Magno
Jornalista – DRT/PA 2627

Deixe seu comentário

Posts relacionados

plugins premium WordPress