Intervenção na Infraero

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Por Deco Bancillon – Correio Braziliense

Um dia depois de os pousos e as decolagens do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, terem sido restabelecidos, após 46 horas de fechamento do terminal, quase 500 voos cancelados e mais de 25 mil passageiros prejudicados, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, disse que o governo prepara uma “grande mudança” na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para torná-la mais eficiente. Ainda que não tenha citado o incidente envolvendo um avião cargueiro da companhia aérea norte-americana Centurion Cargo, que teve problemas ao pousar em Campinas, a fala do ministro transparece a preocupação do governo com o desempenho da estatal.

No governo, é consenso que a Infraero não conseguiu agir no tempo adequado para resolver o problema, que teve início com um pneu estourado da aeronave que fazia o trajeto entre Miami, nos Estados Unidos, e Campinas. Por lei, as empresas aéreas são responsáveis pela retirada das aeronaves com problemas da pista. Mas caso não tenham o aparelho específico, o recovery kit, cabe à operadora dos terminais fazer a remoção. O terminal de Campinas foi privatizado, mas ainda está sob a tutela da Infraero.

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) avisou que abrirá investigação para saber se a Infraero e a Centurion Cargo cumpriram corretamente o plano de emergência. Mas ninguém acredita, nem dentro do governo, que o órgão regulador fará algo de efetivo para pôr ordem na casa.

Em São Paulo, Pimentel disse que a intervenção na Infraero se limitaria a “mudanças funcionais”, e assegurou que elas nada teriam a ver com o incidente em Viracopos. Fontes do governo ouvidas pelo Correio explicaram, porém, que as mudanças às quais o ministro se referiu seriam mais do que simples “adequações” para que a Infraero possa desempenhar melhor o seu papel, diante do novo modelo de concessões, inclusive com projetos emergenciais. A presidente Dilma Rousseff, por sinal, afirmou a assessores não entender o fato de a empresa não ter “um projeto B” para evitar tantos transtornos à população.

A ideia, segundo o Palácio do Planalto, é garantir que a estatal tenha uma atuação mais condizente com sua participação minoritária nos aeroportos que foram leiloados, entre os quais o próprio Viracopos, Cumbica, em Guarulhos, e o Juscelino Kubitschek, em Brasília.

Diretor da Aneel pede desculpas a empresas

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, recuou ontem e pediu desculpas a executivos do setor elétrico pelo que classificou de “atropelo” do governo federal em antecipar a renovação das concessões. “Peço desculpas por esse certo atropelo, mas as coisas serão ajustadas ao longo do tempo”, afirmou, durante um evento em São Paulo. Ele afirmou que a drástica redução da competitividade da economia brasileira perante o mundo motivou a antecipação das ações do Palácio do Planalto. “A questão do custo da energia era um assunto recorrente. A cada dia surgia um dado diferente mostrando que a tarifa brasileira era a mais alta do mundo. Embora os parâmetros no mundo fossem diferentes, tínhamos a certeza de que, de fato, a nossa era cara”, assinalou. “Mas foi com base na reclamação de uma empresa eletrointensiva (provavelmente, a Alcoa), que a urgência de reduzir os custos de energia no Brasil ganhou força. A empresa foi à Aneel e disse que Canadá e Estados Unidos haviam apresentado propostas melhores para ela construir suas unidades. “Aí começamos a discutir o assunto”, assinalou.

1 comentário em “Intervenção na Infraero

  1. Francisco Responder

    O Aeroporto de Viracopos foi concedido à iniciativa privada, juntamente com os aeroportos de Guarulhos e Brasília.

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