A partir da próxima sexta-feira (23), os aposentados e pensionistas de todo o País serão obrigados a fazer cadastro biométrico para a liberação de empréstimo consignado, o que promete acabar com um problema que atormentava muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): ver descontos em sua conta sem que tivessem autorizado.
De tão comum, a irregularidade figura como umas das reclamações mais frequentes nos órgãos de defesa do consumidor, inclusive no Procon de Parauapebas. Mas isso deve mudar com despacho do presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (19).
“Todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma ‘Meu INSS’, validadas em bases do governo federal”, avisa o despacho.
Portanto, os aposentados e pensionistas precisarão ficar atentos a partir de sexta-feira. Para fazer empréstimo com desconto direto no seu benefício, eles terão que fazer o cadastro biométrico no “Meu INSS”, pela plataforma gov.br. Antes, somente os benefícios realizados pelo celular precisavam da biometria.
De acordo com a medida, a identificação biométrica será feita por meio da verificação de características físicas como a foto ou a impressão digital dos beneficiários, o que vai garantir maior segurança e conformidade aos processos envolvidos.
Os aposentados e pensionistas podem ainda usar o “Meu INSS” para consultar as instituições financeiras e as taxas de juros para pedidos de empréstimos.