Independente perde para o Ji-Paraná no Navegantão e se complica na Série D 2020

O Galo Elétrico voltou a perder atuando dentro de casa e segura a lanterna do Grupo 1
(Foto: Lindoberto Filho)

Continua depois da publicidade

O Independente Tucuruí segue com uma campanha pífia no Campeonato Brasileiro da Série D. Jogando na tarde desta quarta-feira (30), o Galo Elétrico voltou a perder na competição, desta vez para o Ji-Paraná (RO), por 2 a 1, em pleno Estádio Municipal Antônio Dias, o Navegantão, em Tucuruí. O confronto foi válido pela terceira rodada da quarta divisão. Até então, o time perdeu os três jogos que disputou e segura a lanterna do Grupo 1.

O Ji-Paraná abriu o placar com Watthimen, logo aos quatro minutos de bola rolando. O atacante Joãozinho marcou o gol de empate para o Independente, aos 23 minutos, de cabeça. Mas, na etapa complementar, já na reta final de espetáculo, o zagueiro Lídio, aos 41 minutos, decretou a vitória do Jipa. Dois jogadores foram expulsos de campo pelo árbitro Ranilton Oliveira de Souza, do Maranhão: Raigol do Independente, aos 40 minutos ainda do primeiro tempo e Maxlei Lima, do Ji-Paraná, aos 46 minutos da etapa final.

O Independente Tucuruí ficou em uma situação delicada na competição e volta a campo diante do Fast Clube (AM), no próximo domingo (4), às 19h, na Arena da Amazônia, em Manaus. O confronto será válido pela quarta rodada da primeira fase da Série D.

O jogo: Galo Elétrico se afundando na lanterna 

As coisas pareciam que iriam mudar para o Independente. Logo no início do jogo, Raigol cruzou da direita para William, que chutou e a zaga do Ji-Paraná salvou em cima da linha o que seria o primeiro gol do jogo. Só que no lance seguinte, o meia Watthimen recebeu e bateu colocado, vencendo o goleiro Evandro Gigante, aos quatro minutos, 1 a 0 para o time de Rondônia. Na sequência, o atacante Joãozinho tentou o empate para o Galo Elétrico, mas foi travado pela defesa adversária.

O Jipa quase ampliou depois que o zagueiro Bruno Costa perdeu o tempo da bola e Watthimen chegou batendo, mas a bola saiu travada e facilitou a vida do goleiro Evandro Gigante, que fez a defesa. Estava fácil chegar na área do Independente. Em outra chance, Watthimen tocou para Jeferson, que bateu forte e o goleiro Evandro Gigante salvou para escanteio. Em cobrança de Raigol, a zaga do Ji-Paraná aliviou o perigo antes da bola chegar em Danrley, do Galo Elétrico.

Em outro escanteio, o atacante Joãozinho cabeceou firme para deixar tudo igual no Navegantão: aos 23 minutos, 1 a 1. Logo após o gol do time paraense, o árbitro Ranilton Oliveira de Souza, do Maranhão, autorizou a parada técnica. No retorno, o zagueiro Natan tentou marcar e chutou longe da meta do Ji-Paraná. Em outra tentativa do Galo Elétrico, Joãozinho tocou para Danrley, que disparou para a boa defesa do goleiro Dida.

O Independente começou a pressionar o adversário. Em outra boa oportunidade, William disparou e a bola passou por cima do travessão de Dida. Na sequência, Danrley cruzou para Joãozinho, que não alcançou a bola para desespero do técnico Charles Guerreiro. Em uma confusão no ataque do time paraense, Raigol agrediu o zagueiro Charles e recebeu cartão vermelho, deixando o Galo Elétrico com um jogador a menos, aos 40 minutos do primeiro tempo.

O Galo Elétrico quase virou o jogo com Danrley, que recebeu e chutou forte, em uma bola que passou tirando a tinta da meta do goleiro Dida. O Jipa respondeu com Marabá, que tocou para o chute de Watthimen, a bola passou na frente do gol de Evandro Gigante e foi para fora. Na segunda etapa, em uma falta quase que frontal para o time da casa, Marcelinho cobrou na barreira e, na sobra, Thiago Felix chutou para fora. Outra chance desperdiçada pelo Independente.

O atacante Danrley recebeu passe na frente e meteu por cima do goleiro, a bola passou perto da meta adversária, mas a arbitragem assinalou impedimento na jogada. Em uma jogada de Marabá, ele cruzou e a zaga do Independente tratou de cortar o perigo. Danrley recebeu passe e chutou, mas a bola foi fraca e o goleiro Dida defendeu para o time de Rondônia. 

O meia Whattimen cobrou uma falta para o Ji-Paraná e a bola foi para fora. Em uma boa troca de passes do Independente, Marcelinho finalizou e o goleiro Dida defendeu em dois tempos. Outra chegada perigosa do Galo Elétrico: Marcelinho chegou finalizando por trás da defesa e a bola foi para fora. Em um contra-ataque do time visitante, Victor se livrou da marcação e parou na boa defesa de Evandro Gigante. O atacante Victor estava dando trabalho: após grande jogada quando deu caneta em Thiago Felix, o jogador do Jipa chutou, obrigando o goleiro Evandro Gigante a defender em dois tempos. 

A arbitragem autorizou mais uma parada técnica no Navegantão. No retorno, o Independente quase virou o jogo com Marcelinho, disparando para a defesa do goleiro Dida, que espalmou para escanteio. A resposta do chamado Galo da BR foi imediata e Watthimen chutou colocado para a defesa do goleiro Evandro Gigante. Em mais uma chance, Charles chutou e a bola bateu no zagueiro Bruno Costa, que evitou o gol do time visitante.

Só que no lance seguinte, saiu o gol do Jipa: após um bate-rebate, a bola sobrou para o zagueiro Lídio, que não perdoou e marcou o segundo, aos 41 minutos, 2 a 1 Ji-Paraná. O terceiro gol quase saiu quando Watthimen cruzou para Kawuan, mas o zagueiro Bruno Costa aliviou o perigo cortando para escanteio. Em um contra-ataque do Galo Elétrico, o atacante Danrley foi parado com falta por Maxlei Lima, que acabou recebendo cartão vermelho, aos 46 minutos. 

O Independente perdeu a chance do empate quando Danrley, em grande jogada individual, tocou para Bruno Lopes, que sozinho conseguiu fazer o impossível e mandou por cima do travessão com o goleiro Dida já vencido no lance. O Jipa ainda tentou o terceiro com Kawuan, que acabou chutando por cima. Placar final: Independente 1 x 2 Ji-Paraná. O time de Tucuruí segue sem marcar pontos na Série D. 

FICHA TÉCNICA

INDEPENDENTE: Evandro Gigante; Marcelinho, Bruno Costa, Ferreira e Thiago Felix ; Natan, Renatinho (Danrley) e William; Cocão, Joãozinho (Bruno Lopes) e Raigol. Técnico: Charles Guerreiro

JI-PARANÁ: Dida; Charles, Lídio, Maxlei Lima e Kabrine; Jonatas (Kawuan), Watthimen, Lucas (Lucas) e Marabá (Victor); Jeferson e Guilherme. Técnico: Bruno Monteiro

  • Árbitro: Ranilton Oliveira de Souza (MA)
  • Assistente 1: Rafael Ferreira Vieira (PA) 
  • Assistente 2: Jhonathan Leone Lopes (PA)
  • Quarto árbitro: Olivaldo José Alves Moraes (PA)
  • Cartões amarelos: Charles, Jeferson, Jonatas e Guilherme (Ji-Paraná)
  • Cartões vermelhos: Raigol (Independente); Maxlei Lima (Ji-Paraná)
  • Gols: Watthimen, aos 4 minutos do 1° tempo para o Ji-Paraná; Joãozinho, de cabeça, aos 23 minutos do 1° tempo para o Independente ; Lídio, aos 41 minutos do 2° tempo para o Ji-Paraná 
  • Local: Estádio Municipal Antônio Dias, o Navegantão, em Tucuruí

Por Fábio Relvas