Inclusão social será ampliada no IV Buffalo’s Gourmet – Sabores da Amazônia

Além da gratuidade do evento e da localização em uma praça com bastante acessibilidade para cadeirantes, o evento contará com tradutor de Libras. Parceiros do maior concurso de gastronomia da região ajudam a impulsionar o evento, que será realizado agora em novembro
Deivyson Lima fará a tradução em Libras

Continua depois da publicidade

Quantos surdos no Brasil são chefs de cozinha? Numa rápida pesquisa na internet, é possível constatar que poucos deles abraçaram a profissão, um problema já observado por alguns profissionais da gastronomia, que criaram canais no YouTube com tradutor de Libras para esse público.

Em Parauapebas e região, as dificuldades vividas pelas pessoas surdas, por falta de acessibilidade, não são diferentes. E elas estão distantes do comando das cozinhas locais. Somente em Parauapebas, vivem cerca de 600 surdos, que agora terão oportunidade de participar, pela primeira vez, de um evento de gastronomia no qual poderão compreender a arte de cozinhar.

Em sua quarta edição, o Buffalo’s Gourmet – Sabores da Amazônia – terá um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para que as pessoas surdas se sintam incluídas no evento, que, durante cinco dias, entre 21 e 26 de novembro próximo, irá reunir dezenas de chefs de cozinha, entre profissionais e amadores inscritos no concurso para a escolha dos melhores pratos feitos com carne de búfalo e/ou derivados.

No evento, os surdos poderão participar, por exemplo, da Cozinha Show, onde chefs renomados do Pará e do Brasil irão ensinar receitas deliciosas para os presentes.

A tradução em sinais ficará por conta de quem trabalha com Libras desde 2008: Deivyson Lima, fundador da Startup TalkGiff, uma das três vencedoras do Prêmio Negócios de Impacto Social e Ambiental (Nisa) do Sebrae e que hoje é referência em toda região Norte sobre acessibilidade e inclusão.

Animado com a iniciativa do Buffalo’s Gourmet de inclusão social, Deivyson Lima é taxativo: “Quando um evento dessa magnitude tem acessibilidade no idioma da pessoa, ela deixa de se sentir estrangeira e se sente motivada a fazer algo que nunca fez em se tratando de gastronomia. Realmente, é um grande avanço para Parauapebas, que agora é precursora nesse tipo de evento com acessibilidade em Libras”.

E tem mais, ressalta Deivyson Lima: tudo o que for gravado em Libras no Buffalo’s Gourmet ficará disponibilizado na internet. “Teremos a honra e o prazer de deixar o evento gastronômico de 2023, pela primeira vez, acessível em Libras, trazendo uma nova gama de espectadores ao evento haja vista que o Brasil tem mais de dez milhões de pessoas surdas, de acordo com o censo do IBGE de 2010”, aponta ele.

Impulso das parcerias

Para a realização do IV Buffalo’s Gourmet, têm sido decisivas as parcerias com empreendedores e vereadores que acreditam no evento como de grande importância para a divulgação do turismo e da cultura de Parauapebas, por atrair atenção para o município tendo em vista a participação de chefs renomados, apaixonados pela gastronomia amazônica.

Este ano, entre os parceiros, também se encontra o vereador Elias da Construforte, que decidiu apresentar emenda ao Orçamento do município para a realização do Buffalo’s Gourmet.

Vereador Elias da Construforte destinou emendas ao evento

“É um evento de grande relevância não só para Parauapebas, mas pra toda nossa região. Ele promove o turismo, engrandece os nossos expositores, presenteia nossa cidade com novas experiências tanto alimentares quanto cultural. E movimenta a economia local. Assim como nas edições anteriores tenho certeza de que será um sucesso. Creio que o evento crescerá cada vez mais. E me sinto muito honrado em contribuir com a sua realização”, diz Elias da Construforte.

O emprrsário Bruno Gusmão também apoia o Buffalo’s Gourmet

Sócio-proprietário da Traterra Construções, Bruno Gusmão considera que o Buffalo’s Gourmet merece apoio por contribuir para a valorização da cultura regional, da qual faz parte a gastronomia amazônica, tão apreciada no mundo inteiro. “É um evento integrador, um evento divulgador da nossa cultura regional, do que a gente gosta e de como a gente gosta”, diz ele, que aprecia ainda o fato de o evento reunir a família e amigos.