IFPA vai ofertar 42 vagas em cursos superiores pelo Sisu em Conceição do Araguaia

Entre os cursos oferecidos estão Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária e Licenciatura Plena em História
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O Campus Conceição do Araguaia do Instituto Federal do Pará vai ofertar 42 vagas nos cursos superiores pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 6 a 9 de abril, pelo site www.sisu.mec.gov.br. O Resultado da chamada regular será divulgado no dia 13 de abril. Pode fazer a inscrição no Sisu apenas o estudante que participou do último Enem, obteve nota na redação maior que zero e não participou na condição de treineiro.

Os interessados vão poder acessar o Sisu e escolher os seguintes cursos que o Campus Conceição do Araguaia está ofertando, entre eles estão o de Bacharelado em Agronomia (14 – Integral), Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária (12 – Vespertino) e Licenciatura Plena em História (16 – Noturno).

Para cada curso, os candidatos serão classificados da maior para a menor nota, que é a média ponderada das provas do Enem, até o número de vagas disponíveis. Caso as vagas não sejam completamente ocupadas ao fim da primeira chamada, o Campus Conceição do Araguaia recorrerá à lista de espera disponibilizada pelo SiSU.

Para os candidatos da chamada regular a previsão para o início das aulas será no dia 20 de abril. Já para os candidatos da lista de espera a previsão é o que início ocorra no dia 26 de abril.

O que é o Sisu: O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nota de corte

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

(Fonte: Ascom IFPA)