IFPA Conceição oferta 340 vagas entre cursos técnicos e de graduação no PSU 2022

O PSU 2022 será composto por três fases. A primeira é classificatória e consiste nas inscrições e classificação dos candidatos
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Conceição do Araguaia – lançou os editais do Processo Seletivo Unificado (PSU) para o ano letivo de 2022. São 120 vagas para cursos técnicos integrados, 80 vagas para cursos técnicos subsequentes e 140 para cursos superiores de graduação. O período de inscrições é de 28 de outubro a 12 de novembro, exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA: https://prosel.ifpa.edu.br, onde também será possível encontrar todas as informações referentes à inscrição, seleção, resultado e habilitação de matrícula e possíveis alterações no edital. Não haverá cobrança de taxa de inscrição e nem provas.

O PSU 2022 será composto por três fases. A primeira é classificatória e consiste nas inscrições e classificação dos candidatos. A segunda fase é eliminatória e consiste na realização de procedimento de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados pretos ou pardos, e, por fim, na terceira fase, será analisada a documentação para habilitação de matrícula dos candidatos aprovados na fase 1 para não autodeclarados pretos ou pardos, e na fase 1 e 2 para autodeclarados pretos ou pardos.

Cursos técnicos integrados

Os Cursos Técnicos Integrados são cursos regulares com duração de até quatro anos, realizados simultaneamente ao Ensino Médio e voltados para alunos concluintes do Ensino Fundamental ou ensino equivalente. Para este PSU, a seleção será pelo desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 6°, 7° e 8° anos, nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Português, Matemática, Ciências, História e Geografia.

A oferta do Campus Conceição do Araguaia para os cursos técnicos integrados à comunidade ficou assim: Edificações – 40 vagas; Agropecuária – 40 vagas e Informática – 40 vagas.

Cursos técnicos subsequentes

Os Cursos Técnicos Subsequentes são cursos regulares com duração de até dois anos, destinados a alunos que concluíram do Ensino Médio ou ensino equivalente. A seleção também será por desempenho escolar, portanto, no ato da inscrição, além da documentação exigida em edital, o candidato deverá apresentar um documento escolar contendo as notas/conceitos de aprovação nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Português e Matemática obtidas no 1º e 2º anos do Ensino Médio.

O Campus vai ofertar dois cursos técnicos subsequentes. São eles: Segurança do Trabalho e Eventos – 40 vagas respectivamente.

Cursos de graduação

O Campus Conceição do Araguaia está ofertando o curso de Bacharelado em Agronomia – 35 vagas (integral); Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária – 30 (matutino); Bacharelado em Engenharia Civil – 35 vagas (matutino); Licenciatura plena em História – 40 vagas (noturno).

Serviço:

Processo Seletivo Unificado – IFPA – Campus Conceição do Araguaia

Inscrições: prosel.ifpa.edu.br – até o dia 12 de novembro (gratuitas)

Cursos: técnicos (integrado e subsequente) e graduação

Oferta – Cursos técnicos modalidade integrada: Edificações – 40 vagas; Agropecuária – 40 vagas e Informática – 40 vagas.

Oferta – Cursos técnicos modalidade subsequente: Segurança do Trabalho e Eventos – 40 vagas respectivamente.

Oferta – Cursos de graduação: Bacharelado em Agronomia – 35 vagas (integral); Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária – 30 (matutino); Bacharelado em Engenharia Civil – 35 vagas (matutino); Licenciatura plena em História – 40 vagas (noturno).

(Ascom IFPA Conceição/ Viviane Fialho)