IFPA Conceição desenvolve “Projeto Corrida na Escola” com estudantes da cidade

O projeto objetiva motivar e envolver os alunos, incentivando-os à prática da educação física e de seus conteúdos como instrumento de inclusão social para contribuir na formação deles

Continua depois da publicidade

A corrida é uma prática que vem ganhando muitos adeptos no Brasil e no mundo. Isso porque, teoricamente, para correr bastam dois elementos: um tênis e força de vontade.

O projeto de extensão “Corrida na Escola” terá o 1° Desafio de Corrida entre as escolas do Município, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Conceição do Araguaia, vinculado ao Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), se reinventou para continuar atendendo aos alunos e participantes dos jogos e atividades esportivas que ocorrem durante o ano nas aulas de educação física em todas as escolas do Município.

Nesse período de isolamento social, com as paradas das escolas bem como as práticas esportivas, o estímulo à prática de exercícios físicos ficou bem defasado e em alguns momentos trazendo transtornos para aqueles que têm a prática de esportes no seu cotidiano como um hábito de saúde e lazer.

O projeto objetiva motivar e envolver os alunos, incentivando-os à prática da educação física e de seus conteúdos como instrumento de inclusão social para contribuir na formação integral do estudante como ser social e participante estimulando sua criatividade por meio da valorização do atletismo pelos alunos.

O projeto “Corrida na Escola” visa promover, entre os alunos e professores da comunidade, diferentes vivências no campo do atletismo, com destaque às aulas regulares, às exposições de imagens e palestras remotas disponibilizadas entre as escolas participantes. Entre as atividades a serem desenvolvidas faremos por meio de vídeos de treinos gravados por professores das Escolas Municipais e Estaduais que já trabalham com esse alunos e todo material editado será compartilhado com o grupo pelas redes sociais.

Vale destacar a importância desse trabalho que é demonstrar a prática do atletismo (corrida) nas escolas, proporcionar os jovens que vivenciam de forma lúdica atividades físicas referentes à modalidade de corrida e caminhada, além de motivar os professores a trabalharem com esta modalidade.

O atletismo é uma modalidade esportiva que envolve habilidades motoras de: correr, saltar, marchar, lançar e arremessar, fundamentais para o desenvolvimento das diferentes provas da modalidade. Porém, é comum constatarmos que são poucos os professores que trabalham com o atletismo, dificultando cada vez mais a transmissão desse conhecimento.

“Pela impossibilidade de se reunir de maneira presencial por conta da pandemia, foram pensadas as atividades remotas para que os participantes do grupo se mantivessem ativos neste período. Primeiramente, faremos uma série de vídeos explicativos com atividades de alongamento, aquecimento e exercícios funcionais de coordenação, força e resistência muscular. Esses vídeos têm o objetivo de proporcionar práticas de corrida aos alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Conceição do Araguaia. Será repassada a forma correta de realizar os exercício, bem como todo o trajeto a ser percorrido. Na segunda fase das atividades práticas do projeto, apresentaremos o Corre Conceição, que teve como precursor o sargento da Polícia Militar George Silva dos Santos que lançou a primeira corrida de rua a fim de promover o esporte e motivar toda a população para a importância do esporte na cidade”, explicou a idealizadora do projeto, Profa. Michele Rocha.

Com o intuito de promover o desenvolvimento da saúde dos nossos jovens e com a parceria do “Corre Conceição”, formaremos uma equipe com profissionais das escolas do nosso Município, a fim de ampliar a visão deles e fortalecer o esporte diante da comunidade escolar. Durante três meses estaremos acompanhado esses jovens.

Além do IFPA – Campus Conceição do Araguaia, participam do projeto “Corrida na Escola” os alunos do 1°, 2° e 3° anos do ensino médio do Acy de Barros, Deocleciano Alves, Bráulia Gurjão e Wilson Leite.

(Ascom IFPA Conceição/ Viviane Fialho)