IFPA Campus Conceição realiza mais um aulão do projeto “Por uma redação nota mil”

A proposta é orientar os estudantes do campus, assim como os de fora, no que se refere à conectividade com as competências e habilidades da prova de redação do Enem

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Para escrever um texto com conteúdo fundamentado, é preciso que você esteja muito bem informado e conheça todas as técnicas de redação. Para isso, a equipe do IFPA – Campus Conceição do Araguaia – segue com as aulas do Projeto “Por uma redação nota mil”.

Algumas pessoas demoram a construir a redação por terem ideias demais. Outras, pelo contrário, não conseguem aplicar seus conhecimentos sobre o assunto e gastam muitos minutos – e até mesmo horas – encarando a folha sem saber por onde começar. Para ambos, a solução é o planejamento.

Nesta quinta-feira (25), no Auditório do Campus Conceição do Araguaia, a professora Isaquia Franco deu dicas valiosas para se tirar nota mil na redação do Enem, num aulão que recebeu não só os alunos da instituição, mas três turmas de terceiros anos da Escola Estadual Deocleciano Alves.

O projeto conta com o apoio do Centro de Idiomas do IFPA (Ceni), é coordenado pelo professor Danilo Barros, e organizado pelo professor Giovany Mendes e pela jornalista Viviane Fialho Campos.

“Por meio do projeto “Por uma redação nota mil”, buscamos, principalmente, a abordagem das habilidades que permitam um desenvolvimento satisfatório na produção de textos, a partir de uma abordagem voltada ao desenvolvimento das competências exigidas na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, disse a professora e ministrante das aulas Isaquia Franco.

“Idealizamos o projeto “Por uma redação nota mil” com a intenção de orientar os nossos estudantes, assim como também, os estudantes de fora, no que se refere à conectividade com as competências e habilidades da prova de redação do Enem. Porém, o projeto superou surpreendentemente as nossas expectativas, pois esse último encontro, o auditório do Campus ficou lotado, a ponto de improvisarmos assentos, salientou o coordenador do projeto, professor Danilo Barros.

Ele destacou, sobretudo, a vontade dos estudantes quanto à captura de orientações, que foi extremamente clara, como por exemplo: alunos que fizeram suas anotações de forma enfática e também com questionamentos ao final da aula. “Enfim, estou muito feliz com esse projeto que veio para ficar”, concluiu.

Os próximos encontros já têm data marcada: dias 22 de setembro e 20 de outubro.

(Ascom IFPA Conceição/ Viviane Fialho)