O horário de verão começou à zero hora do domingo (18) e prossegue até o dia 21 de fevereiro de 2010. Nesse período, os relógios serão adiantados em uma hora nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal. No Pará, não será preciso mexer nos ponteiros do relógio, mas a população deve ficar atenta às alterações nos horários dos voos e das agências bancárias.
As companhias aéreas passam a adotar o horário de Brasília para os voos. É necessário ter muita atenção e em caso de dúvida, ligue ou consulte nos sites das mesmas os novos horários.
A Febraban – Federação Brasileira de Bancos – comunica que, com o objetivo de assegurar o perfeito funcionamento do serviço de compensação, nos Estados em que não vigorará o Horário de Verão ( Acre, Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins), as agências bancárias deverão antecipar em uma hora o atendimento ao público.
No Pará, a regra não valerá para as agências situadas nos municípios de Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará, que deverão manter inalterados seus horários de atendimento.