Horário de verão termina no sábado (16)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O horário de verão termina neste fim de semana. À meia-noite do sábado (16), relógios deverão ser atrasados em uma hora nos 11 Estados onde a alteração está em vigor desde outubro e no Distrito Federal. Até o fim do período, o país espera ter economizado cerca de R$ 280 milhões em energia elétrica.

O horário de verão foi criado em 1º de outubro de 1931, com o decreto 20.466. Desde  2008, o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.

Segundo a determinação, quando houver coincidência entre o domingo de carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte.

O horário de verão passou a ser adotado de forma ininterrupta no Brasil em 1985. No sábado (16), esta temporada completa 119 dias de duração. Ao reduzir a demanda por eletricidade no horário de pico, o horário de verão provoca a diminuição nos custos de operação, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em virtude dos dias mais longos do verão, com mais tempo de luz solar, para economizar energia.