Horário de verão termina neste sábado (17)

Continua depois da publicidade

O horário de verão brasileiro 2017 chega ao fim neste fim de semana, mais especificamente na madrugada de sábado (17) para domingo (18), mantendo a convenção de terminar em todo terceiro domingo do mês de fevereiro.

Os moradores dos dez estados que adotaram a medida no ano passado – ou seja, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – além do Distrito Federal, devem ajustar os relógios, atrasando os ponteiros em uma hora. Para evitar dúvidas: assim que o relógio marcar meia-noite do dia 18 de fevereiro, domingo, você deve ajustá-lo, voltando para as 23 horas do sábado (17).

No final do ano passado, o governo federal sinalizou para a possibilidade de abolir o horário de verão, por não haver consenso quanto à relação com a economia de energia elétrica. Apesar disso, acabou apenas abreviando o período 2018/2019 em duas semanas, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para facilitar a apuração dos votos das eleições. Com isso, o horário de verão de 2018 passará a ser adotado no primeiro domingo de novembro.

“A avaliação dos atuais impactos na redução do consumo e da demanda de energia elétrica, contida nos estudos realizados neste ano de 2017 pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME), mostra que a adoção do horário de verão traz atualmente resultados próximos da neutralidade para o sistema elétrico”, escreveu o ministério em nota, em outubro do ano passado.

Deixe seu comentário

Posts relacionados