Fundação Vale entrega equipamentos a 29 UBS de municípios do sudeste do Pará

A ação faz parte do Projeto Ciclo Saúde e contemplou Unidades Básicas de Saúde de Parauapebas, Marabá, Eldorado do Carajás e Bom Jesus do Tocantins
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Parauapebas também foi contemplado com equipamentos para Unidades Básicas de Saúde

Continua depois da publicidade

Os municípios de Parauapebas, Marabá, Eldorado do Carajás e Bom Jesus do Tocantins foram contemplados com equipamentos destinados às Unidades Básicas de Saúde. Os equipamentos foram doados pelo Programa Ciclo Saúde, que é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e secretarias municipais de Saúde.

Ao todo, foram entregues 264 itens para as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos quatro municípios, localizados no sudeste do Pará. A entrega dos equipamentos foi concluída esta semana.

Segundo a Vale, a ação soma-se às primeiras entregas realizadas em outubro deste ano, quando mais de 850 itens foram destinados às UBSs desses municípios, totalizando 1.152 itens. Na nova remessa estão equipamentos hospitalares e de infraestrutura, como computadores, projetores (data show), notebooks, tablets, roteadores, cadeiras de roda e bebedouros de coluna, que irão reforçar a atenção primária de saúde.

Ainda segundo a Vale, os itens doados foram escolhidos pelas secretarias municipais de Saúde a partir de uma lista definida pelo programa, que segue as recomendações do Ministério da Saúde (MS). De acordo com o gerente do Território Norte da Fundação Vale, Marcus Finco, o Ciclo Saúde tem a finalidade de contribuir para o fortalecimento da atenção básica em municípios em que a Vale atua, colaborando com a gestão municipal e apoiando na capacitação das equipes.

“É um programa estruturante da Fundação Vale na temática de saúde, desenvolvido em uma parceria essencial com o poder público municipal. Estamos em um momento importante do programa, que é a conclusão das entregas de equipamentos com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços nas Unidades Básicas de Saúde desses municípios, assim como contemplar o maior número de beneficiários da região”, destaca Finco.

Para a subsecretária de saúde de Eldorado do Carajás, Mirian Siqueira de Souza, a parceria entre o município e a Fundação Vale impacta positivamente a comunidade e fortalece as políticas públicas no município. “Esses equipamentos e maquinários vão servir tanto para o servidor como vão impactar diretamente na qualidade do atendimento às famílias. Veio para melhorar o nosso processo de trabalho das equipes, além de contribuir para melhoria nas condições de trabalho dos servidores e da qualidade do atendimento à comunidade”, enfatiza Mirian.

Ela observa que as doações serão encaminhadas para todas as cinco unidades básicas de saúde do município. “Sendo que duas das UBSs estão na zona rural de Eldorado e, com essas doações, nós vamos beneficiar também essa população mais distante do centro da cidade”, comemora a subsecretária.

Capacitação

Segundo a Vale, além de apoiar a estruturação das unidades, o programa atua também na frente de Promoção e Educação em Saúde, capacitando os profissionais para a gestão da Atenção Básica. O resultado desse trabalho gerou a criação de planos de promoção e educação da saúde pelas equipes da Atenção Básica, que serão implementados nos próximos meses nos quatro municípios da região sudeste do Pará.

Programa

Criado em 2014, o Ciclo Saúde é um programa de cooperação técnica para fortalecimento da Atenção Básica em municípios de atuação da Vale e tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde por meio de um processo integrado com oficinas formativas, apoio à gestão e doação de mobiliários e equipamentos para melhoria das condições de atendimento em saúde. O Ciclo Saúde é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com o Centro de Promoção da Saúde, o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá e as prefeituras municipais das cidades onde é implementado.

Tina DeBord- com informações da Vale

Deixe seu comentário

Posts relacionados