A Equatorial Pará iniciou na primeira quinzena do mês de outubro uma obra de manutenção em sua subestação Marabá, uma das mais estratégicas do sistema elétrico da região. A intervenção tem investimento de R$ 900 mil e demonstra o compromisso da distribuidora com a melhoria contínua e a modernização do sistema elétrico local e tem como objetivo garantir mais segurança operacional e confiabilidade no fornecimento de energia para milhares de clientes do município.
Durante a manutenção programada pela distribuidora, as equipes realizarão serviços em equipamentos que compõem os transformadores de 230 KV da subestação Marabá. Esses componentes, chamados de Comutadores Tap, funcionam como reguladores automáticos de tensão, responsáveis por manter a energia elétrica estável e adequada aos padrões ideais de qualidade.
Segundo Juarez Rocha, Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Pará, o trabalho é importante para garantir o bom desempenho dos transformadores e evitar oscilações no fornecimento de energia. “A manutenção preventiva desses componentes vai trazer mais confiabilidade e segurança ao sistema elétrico que abastece Marabá e toda a região. Nosso compromisso é manter a rede elétrica de Marabá em pleno funcionamento, sempre oferecendo energia com qualidade e continuidade para a população”, destaca Juarez.
Equipamentos
Para a execução dos serviços, foram mobilizados de Belém para Marabá dois equipamentos de grande porte – uma Subestação Móvel e um transformador móvel – que permitirão a realização da manutenção, sem causar impactos significativos no fornecimento de energia. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no fim de outubro, sendo todas as etapas acompanhadas por equipes especializadas da distribuidora.
(Belém Meira/Ascom Equatorial)