Encontro de professores debate o processo de ensino aprendizagem

Continua depois da publicidade

Acontece hoje (04) durante todo o dia, na Câmara Municipal de Vereadores, o 1º Encontro de Formação de Gestores, Coordenadores e Professores em Contexto de Trabalho da Rede Estadual de Ensino de Parauapebas (PA).

O encontro, que foi aberto às 9h15, tem como tema “A interdisciplinaridade na sala de aula: a identidade como objeto de discussão”. O objetivo geral do seminário é promover o debate em torno da importância da interdisciplinaridade para melhoria do processo de ensino e aprendizagem: compreender a avaliação como ato de investigação, de pesquisa, de atualização e de tomada de decisão.

Entre os objetivos específicos do encontro estão:
a) Socializar os desafios à efetividade da interdisciplinaridade em sala de aula;
b) Construir, conjuntamente, iniciativas à efetividade da interdisciplinaridade em sala de aula;
c) Compreender a avaliação da aprendizagem como processo que fornece indicativos para aperfeiçoamento da prática educativa, bem como subsidiar decisões de melhoria dos resultados avançados.

A programação inclui o momento cultural – com o poema “Para Sara, Raquel, Lia e todas as crianças”, de Carlos Drummond de Andrade;, apresentação da temática do encontro; apresentação de dados do Enem; reflexão sobre aprimoramento profissional; encaminhamento da leitura sobre a interdisciplinaridade, com base em texto de Ivani Fazenda: “Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia” e leitura do texto “Avaliação de aprendizagem no componente curricular”, de Paulo César Dias de Moura.

O debate sobre o processo de ensino e aprendizagem, que está sendo realizado até às 17h de hoje na Câmara Municipal de Parauapebas, tem como articuladores os professores Nilza Helena e Walmir Gomes. (Por Lima Rodrigues, com informações da assessoria de imprensa do encontro).

Deixe seu comentário

Posts relacionados