Encontro com secretário estadual de educação pode mudar situação da Escola Irmã Dulce, em Parauapebas

Continua depois da publicidade

Uma reunião ocorrida no último sábado em Xinguara entre o líder estudantil parauapebense Rafael Ribeiro e o secretário estadual de educação, Helenilson Pontes, promete dar um fim a grave situação da escola Irmã Dulce, localizada no bairro da Paz, em Parauapebas, interditada desde setembro de 2013, depois de constatadas várias rachaduras em sua estrutura de concreto e no piso do andar superior.

02 - Equipe de Parauapebas juntamente com o Secretário Helenilson

Um ofício assinado pelo estudante, com uma cópia de laudo técnico assinado pelo engenheiro Pedro Henrique Simão de Moura e pela arquiteta Ana Carolina Pena, ambos da Diretoria de Recursos Técnicos Imobiliários da SEDUC, atestando as avarias no prédio foi entregue ao secretário cobrando providências urgentes do governo estadual.

Durante o encontro, Helenilson Pontes assegurou  que virá pessoalmente a Parauapebas nos próximos dias e que na sua agenda de trabalho no município constará, além de uma visita à escola, a decretação de medidas efetivas para resolver definitivamente o problema.

A escola atende mais de 2.500 alunos dos bairros da Paz, Nova Vida, Guanabara, Bela Vista, Caetanópolis e Complexo VS-10. Desde a interdição, esses alunos estão espalhados em salas de aulas alugadas pelo governo do Estado.

“A história da Escola Irmã Dulce merece nosso respeito e os alunos e funcionários dela também”, afirmou Rafael Ribeiro, que é ex-aluno da mencionada escola, onde presidiu o Grêmio por três vezes. Atualmente cursa Gestão Pública e é coordenador  Geral do Diretório de Parauapebas da Associação Elo Estudantil e vice-presidente estadual da mesma.

8 comentários em “Encontro com secretário estadual de educação pode mudar situação da Escola Irmã Dulce, em Parauapebas

  1. Jhonnathan Colten Responder

    Quero aqui parabenizar ao meu Vice-Presidente Rafael Ribeiro que sem duvida nenhuma eu soube escolher para ser meu vice pela sua História no Movimento Estudantil da Região Sul do Pará. Hoje estamos a frente da Elo Estudantil a qual é o movimento Estudantil mais atuante desse Estado. Pois não temos como objetivo central emitir carteiras estudantis pra lucrar dinheiro como fazem a maioria das entidades estudantis. Temos uma bandeira de lutas pautadas na melhoria da educação, da garantia do direito dos Estudantes e Jovens Paraenses. Não é a toa que Hoje sou Conselheiro de Juventude do Pará pelo Trabalho que realizamos na Região do Tapajós. Quero lhe dizer Rafael que os que lhe criticam por pensaram que está fazendo politicagem através do Movimento Estudantil não sabem que o Próprio movimento Estudantil no Brasil está fragilizado porque as forças politicas partidárias se infiltraram dentro dos movimentos sociais pra as corromper. Precisamos de Lideres Estudantis ativos e que ingressem na vida Publica para fazer a diferença. Parabéns pela ação ai em Parauapebas e saiba que estamos felizes em ver o seu esforço por dias melhores na educação de Parauapebas.

  2. Beatriz Responder

    Acho engraçado esse pessoal que ganha pra defender vereador e que não pode ver ninguém fazer nada que logo sai dizendo que vereador tal já estava trabalhando nisso desde pequenininho. É de rir mesmo. A escola Irmã Dulce é um patrimônio da comunidade e de seus usuário. Quero mesmo que o Rafael consiga resolver essa situação, seja através do secretário, do governador, do prefeito. Não interessa de onde venha a solução. O importante que ele está lutando pra isso e estamos vendo a sua luta!

  3. Elipas Responder

    Também não acho que somente uma carta será responsável por solucionar a situação da escola Irmã Dulce, porém acho considerável que essa solução esteja sendo articulada pelo líder estudantil Rafael Ribeiro, uma vez que sabemos da sua luta e do seu comprometimento com a melhoria da educação e diga-se: com esforço próprio e sem nenhum centavo do poder público, enquanto há muitos que recebem salários pra isso e não o fazem.
    Ao ler esse respeitado blog e tomar conhecimento da matéria logo adverti amigos de que essa matéria não passaria em branco sem que aparecessem logo vários pais para essa “criança”. Fazer foto abraçado com a onça depois dela morta pelo caçador é facil. Difícil é adentrar a mata e matar a danada!

  4. Senna Responder

    A bem da verdade: eu vi sim o Rafael em Xinguara pra falar com o Secretário… Agora, achar que uma carta será a responsável pela solução do problema é desconsiderar todo esforço que tem sido encaminhado pela Escola-Sede (EE Eduardo Angelim) e pelo Vereador Major (sem bajulação, não vi ainda nenhum vereador “correr atrás de melhorias pela escolas estaduais em Parauapebas”, além dele…).
    Zé Dudu, uma das soluções apontadas ao Secretário Helenilson (também, merece aplausos, é ele o primeiro Secretário a vir às regiões para discutir a educação) é a descentralização das URE’s; há indícios de que, finalmente, Parauapebas sediará uma URE (como conversei com o próprio Rafael naquela ocasião, é preciso mobilização de políticos, professores e estudantes), o que vai melhorar em muito a solução desses problemas, e esta região de Carajás ficará desatrelada, em termos de educação, de Marabá… O Secretário disse em alto e bom som: “conheço a situação de Parauapebas e irei pessoalmente lá para encaminharmos as soluções”, por isso, estamos aguardando. As informações sobre as escolas, além do Irmã Dulce, já foram todas repassadas aos altos escalões, inclusive, ao próprio Governador Jatene, entregue pelo Vereador Major e pelos Diretores das Escolas Estaduais do Município.

  5. Antonio Carlos Silva Responder

    Herança do Governo do PT. A escola que Ana Julia falava com tanto orgulho. não teve coragem nem de fiscalizar a obra. Mais uma obra vermelha

  6. Rafael Ribeiro Responder

    Meu caro Pedro Alvoro boa tarde.
    Nunca devemos julgar alguem sem antes saber a história e a índole dessa pessoa. Quem me conhece sabe da minha luta, sabe do meu compromisso com Parauapebas, nao é a toa que fui 3 vezes presidente de Gremio e olha que a última fui eleito com 94% dos votos. Tenho uma história exemplar no movimento Estudantil. Ninguém nunca viu meu nome em Escândalos no meio estudantil. SEMPRE zelei pela minha postura ética e de respeito a todos. Quanto a pretensão política eu tenho um compromisso com minha cidade, com meu povo. Nasci e me criei em Parauapebas e vejo que a nossa política precisa ser renovada e como filho da terra que sou, estarei aqui se precisarem. Eu amo Essa cidade, pois aqui nasci. Independentemente de mandato ou nao, de mágoa ou rancor como é seu caso, eu continuarei a lutar, pois meu compromisso como falei é com minha cidade e nao com uma duzia de pessoas. (Tenha uma boa tarde, suposto “Pedro Alvoro”)

    Um abraço.
    Rafael Ribeiro

  7. Cristiano César Responder

    Parabéns Rafael Ribeiro. Grande iniciativa, precisamos de políticos que trabalhem pelo povo.

  8. Pedro Alvoro Responder

    Esse Rafael Ribeiro é um oportunista. Conheço a peça e isso não passa de interesse político, faz tempo que esse mocinho tenta galgar uma cadeira na câmera dos vereadores, no entanto com a índole que tem,no minimo que apenas mamar nas tetas do dinheiro publico.

Deixe seu comentário

Posts relacionados