Eletronorte irá contratar empresa para revisão de segurança em quatro barragens

Edital está disponível até o dia 29 deste mês, quando serão abertas as propostas das interessadas. Entre as hidrelétricas a serem analisadas, duas estão no Pará.
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Imprimir

Continua depois da publicidade

No dia 29 deste mês, a Eletronorte irá abrir as propostas das empresas interessadas na elaboração da revisão periódica de segurança de barragens de quatro usinas hidrelétricas da região Norte: Tucuruí e Curuá-Una, no Pará, Coaracy Nunes, no Amapá, e Samuel, em Rondônia.

O edital para a contratação das empresas foi lançado no dia 8 deste mês e pode ser acessado no site da Eletronorte ou aqui. A contratação integra a campanha de segurança de barragens das empresas Eletrobras e atende à Lei nº 12.334/2010, que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragem no Brasil.

O trabalho da empresa a ser contratada envolve análises técnicas, como a reavaliação da estabilidade e o funcionamento das estruturas, revisão das séries históricas de vazão e reavaliação das instrumentações. As quatro usinas hidrelétricas já haviam sido submetidas, em setembro de 2018, à Campanha de Fiscalização de Segurança de Barragem, promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável por regular e fiscalizar o setor elétrico brasileiro.

O investimento foi superior a R$ 3, 3 milhões. Durante a fiscalização, foram apresentados relatórios de inspeção regular, elaborados anualmente pela equipe técnica da Eletronorte, atestando as condições estruturais das barragens.

A Eletronorte assegura que todas as suas usinas possuem Plano de Segurança de Barragem e Plano de Ação de Emergência, desenvolvidos em 2017. O monitoramento começa antes mesmo do enchimento dos reservatórios.

O trabalho mobiliza diversos setores da empresa, incluindo equipe técnica na sede, que supervisiona as condições de estabilidade de todas as barragens da Eletronorte, e equipes especializadas lotadas em cada uma das usinas, fazendo monitoramento diário e manutenções preventivas constantemente. Clique aqui e saiba mais.

Transparência sobre barragens

No mês de junho, a Eletrobras lançou uma área no site da empresa dedicada à divulgação de conteúdo sobre barragens de hidrelétricas. A seção, desenvolvida em parceria pelas áreas de Geração e de Comunicação da holding e das empresas Eletrobras, foi criada com o objetivo de reunir informações úteis para estudantes, profissionais e sociedade, servindo de referência para pesquisas sobre o tema.

Entre os assuntos abordados na página estão: principais materiais utilizados em barragens; legislação; notícias; resumos e links para artigos técnicos publicados por profissionais das empresas Eletrobras; e as principais ações voltadas à segurança de barragens adotadas pelas empresas Eletrobras. A nova seção também traz respostas às perguntas mais frequentes sobre o assunto.  Clique aqui e acesse.

Publicidade

Relacionados