Brasil

Eletronorte irá contratar empresa para revisão de segurança em quatro barragens

Edital está disponível até o dia 29 deste mês, quando serão abertas as propostas das interessadas. Entre as hidrelétricas a serem analisadas, duas estão no Pará.

No dia 29 deste mês, a Eletronorte irá abrir as propostas das empresas interessadas na elaboração da revisão periódica de segurança de barragens de quatro usinas hidrelétricas da região Norte: Tucuruí e Curuá-Una, no Pará, Coaracy Nunes, no Amapá, e Samuel, em Rondônia.

O edital para a contratação das empresas foi lançado no dia 8 deste mês e pode ser acessado no site da Eletronorte ou aqui. A contratação integra a campanha de segurança de barragens das empresas Eletrobras e atende à Lei nº 12.334/2010, que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragem no Brasil.

O trabalho da empresa a ser contratada envolve análises técnicas, como a reavaliação da estabilidade e o funcionamento das estruturas, revisão das séries históricas de vazão e reavaliação das instrumentações. As quatro usinas hidrelétricas já haviam sido submetidas, em setembro de 2018, à Campanha de Fiscalização de Segurança de Barragem, promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável por regular e fiscalizar o setor elétrico brasileiro.

O investimento foi superior a R$ 3, 3 milhões. Durante a fiscalização, foram apresentados relatórios de inspeção regular, elaborados anualmente pela equipe técnica da Eletronorte, atestando as condições estruturais das barragens.

A Eletronorte assegura que todas as suas usinas possuem Plano de Segurança de Barragem e Plano de Ação de Emergência, desenvolvidos em 2017. O monitoramento começa antes mesmo do enchimento dos reservatórios.

O trabalho mobiliza diversos setores da empresa, incluindo equipe técnica na sede, que supervisiona as condições de estabilidade de todas as barragens da Eletronorte, e equipes especializadas lotadas em cada uma das usinas, fazendo monitoramento diário e manutenções preventivas constantemente. Clique aqui e saiba mais.

Transparência sobre barragens

No mês de junho, a Eletrobras lançou uma área no site da empresa dedicada à divulgação de conteúdo sobre barragens de hidrelétricas. A seção, desenvolvida em parceria pelas áreas de Geração e de Comunicação da holding e das empresas Eletrobras, foi criada com o objetivo de reunir informações úteis para estudantes, profissionais e sociedade, servindo de referência para pesquisas sobre o tema.

Entre os assuntos abordados na página estão: principais materiais utilizados em barragens; legislação; notícias; resumos e links para artigos técnicos publicados por profissionais das empresas Eletrobras; e as principais ações voltadas à segurança de barragens adotadas pelas empresas Eletrobras. A nova seção também traz respostas às perguntas mais frequentes sobre o assunto.  Clique aqui e acesse.

Deixe seu comentário