Disque Denúncia : com 17 anos de funcionamento no Brasil, central trabalha no combate a violência doméstica

Continua depois da publicidade

A central de atendimento telefônico Disque Denúncia, que completa hoje (01) 17 anos de funcionamento no Brasil e há 9 meses têm sede instalada no município de Marabá, reforça o seu principal papel na busca da total integração da população na luta pela não violência. E neste contexto, destaca-se o acréscimo no total de denúncias relacionadas à violência doméstica, inserido nesse público as mulheres foram alvo da maioria das reclamações no ambiente familiar.

Denúncias informando que a maioria dessas mulheres sofre com a dura realidade do seu cotidiano marcado por violência, sofrimento e silêncio. Através do Programa DD Mulher (Sistema que mede percentual e aponta o perfil da agressão), é possível definir que a maioria das agressões são físicas, seguida de verbal e sexual. Acontecem na própria residência da vítima, e são cometidos pelo companheiro, ex-marido ou filho. A presença de substâncias entorpecentes é notável, pois 54.86% dos casos registrados foram realizados após ingestão de bebidas alcoólicas ou até mesmo consumo de drogas. Um levantamento realizado pelo Grupo de Análise da central computou que no banco de dados já foram registrados mais de 170 denúncias sobre violência contra mulher.

Considerando o alarmante acréscimo é possível que até o final de 2012 o projeto de Núcleo de Violência Doméstica seja criado pela central. O projeto firma a criação de redes próprias para cada público vulnerável (Mulheres, Criança e Adolescentes, Idosos, Pessoa com Deficiência e população LGBT), no intuito de garantir melhor operacionalização, não só na esfera policial, mas na assistência social, jurídica e psicológica. Segundo o coordenador do serviço, Igor Guedes, todas as apostas para que casos sejam elucidados serão tomadas. Afirmando ainda que, a concepção inicial da população sobre o Disque Denúncia Marabá era somente para tráfico de drogas e roubos, fato este que pôde ser recriado e creditado pela população. “O acréscimo das denúncias, os projetos que planejamos para o município, os resultados, o repasse das informações nos caracteriza como principal aliado da população, que não tolera mais que seus direitos básicos sejam violados”.

O serviço prestes a completar um ano de funcionamento acredita no apoio local para a continuação da atuação em Marabá e o auxílio da comunidade, sejam os principais aliados dessa estrada. O Disque Denúncia (3312 3350), funciona em plantão de 24 horas com uma equipe de telefonistas prontos para receber as denúncias e de imediato acionar autoridades locais, e o melhor, não é preciso se identificar. Faça sua parte.