Diocese de Marabá realiza 35ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Continua depois da publicidade

Com uma programação que abrange missas, procissões nas ruas e no rio Tocantins, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá, no sudeste paraense ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro.  Esse ano, a temática é ‘Maria ensine-nos a servir’, tema escolhido pela igreja católica baseando-se nos temas propostos pela Campanha da Fraternidade.

12074854_936590196389012_4225026438336563643_n

A 35ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré inicia-se no sábado (17), às 8h, com o Círio Rodoviário, saindo da Paróquia São Francisco, no bairro Cidade Nova, e segue em direção ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. No domingo (18) acontece a missa campal e a caminhada de 7 km da Catedral ao Santuário.

O Círio de Nazaré de Marabá é considerado pela igreja católica um grande evento eclesial que possibilita um novo impulso missionário. A cada ano cresce o número de devotos que prestam homenagens à padroeira dos paraenses no município.

“O Círio de Marabá é conhecido tanto no nosso estado quanto em outros próximos, por exemplo, no sul do Maranhão e também na região sul de Tocantins”, afirma o Padre Ademir Gramelick, coordenador do Círio em Marabá. O Círio no município acontece sempre no terceiro domingo do outubro.

Tradicional no Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Belém, a corda também faz parte do Círio de Marabá. A corda confeccionada no Nordeste reúne muitos romeiros na procissão que acreditam que essa é uma como forma de pagar promessas e de agradecimento pelas graças alcançadas.