Deputados aprovam mudanças nas leis de trânsito

A sessão de terça não concluiu a votação do projeto que altera o Código de Trânsito. Deputados precisam ainda analisar os destaques à proposta. Foi aprovado itens de interesse de Bolsonaro

Brasília – Em sessão virtual na terça-feira (23), a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base que altera leis de trânsito enviando ao Congresso pelo Governo em forma de Medida Provisória. Os deputados não concluíram a votação e ainda precisam analisar os destaques apresentados à proposta. Foi aprovado que a CNH valerá por mais tempo e os limites de pontos será maior. A votação deve prosseguir nesta quarta-feira (24).

Os deputados aprovaram o texto do relator, deputado Juscelino Filho (DEM-MA). Em sua proposta, o parlamentar manteve a ampliação da validade da CNH de cinco para dez anos e sugeriu uma escala de pontuações para suspensão da carteira. Segundo o texto, o motorista perderá a carteira se tiver 20 pontos e tiver duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos e apenas uma infração gravíssima ou 40 pontos e nenhuma infração gravíssima.

A matéria aprovada ainda flexibiliza a obrigação de ligar a luz baixa durante o dia, e determina que seja regulamentada a ultrapassagem por motos entre as faixas da pista quando o trânsito estiver parado ou lento.

O texto-base foi aprovado por 353 votos a 125. Faltam ser analisados os destaques, trechos votados separadamente e que ainda podem alterar a proposta.

A oposição não queria votar a matéria. PSB e PT apresentaram requerimentos para retirar de pauta, mas foram derrotados.

Durante a sessão, os parlamentares rejeitaram dois destaques. O primeiro, apresentado pelo Republicanos, modificava o texto para atribuir competência aos DETRANs para registro e licenciamento de ciclomotores, mais conhecidos como “cinquentinhas”. Já o destaque do Cidadania determinava o uso de farol baixo em qualquer lugar em casos de veículos que não possuem luz diurna. O texto do relator obriga o uso apenas em pistas simples. O texto, entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso em junho do ano passado, é considerado prioritário para o governo. O próprio Bolsonaro pediu ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que pautasse a proposta. A votação foi uma das prioridades do governo apresentadas a líderes do Centrão no mês passado.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.

Posts relacionados

PARÁ: Presidente da OAB é pego com CNH vencida

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Pará, Jarbas Vasconcelos, foi flagrado dirigindo com a carteira de habilitação vencida, o que segundo o Código Nacional de Trânsito configura falta gravíssima e resulta em sete pontos na carteira, além de multa de R$ 191,54. Vasconcelos foi pego em

PARÁ: Presidente da OAB é pego com CNH vencida

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Pará, Jarbas Vasconcelos, foi flagrado dirigindo com a carteira de habilitação vencida, o que segundo o Código Nacional de Trânsito configura falta gravíssima e resulta em sete pontos na carteira, além de multa de R$ 191,54. Vasconcelos foi pego em uma operação de rotina da Polícia Rodoviária Estadual na rodovia que dá acesso ao município de Salinópolis, um dos balneários mais procurados pelos veranistas nesta época do ano. A operação