Crianças ganham espaço no IV Buffalo’s Gourmet – Sabores da Amazônia – para aprender a cozinhar

Outra novidade deste ano: Emater levará búfalos para o evento, para que o público constate a docilidade do animal. Técnicos ainda irão mostrar as vantagens nutricionais da carne e do leite bubalinos sobre os produtos bovinos. Evento será dos dias 21 a 26 deste mês.
No espaço Buffalo’s Kids, meninos e meninas terão oportinidade de aprender pratos simples e saborosos

Continua depois da publicidade

O IV Buffalo’s Gourmet – Sabores da Amazônia chega agora em novembro a Parauapebas com várias novidades, entre as quais uma que promete atrair um público irrequieto e bastante curioso: a criançada. No espaço Buffalo’s Kids, meninos e meninas terão uma cozinha exclusiva para aprender alguns pratos simples e saborosos.

A pediatra Margarida Costa Campos, da Clínica Santa Maria, apoia a iniciativa

A pediatra Margarida Costa Campos, proprietária da Clínica Santa Maria, é uma entusiasta do ensinamento culinário às crianças por várias razões: na cozinha, elas aprendem a interagir, a se organizar e a conhecer os benefícios de uma alimentação saudável, que passa longe de doces e frituras.

“A Clínica Santa Maria, com mais de 30 anos prestando serviço à comunidade de Parauapebas, particularmente na pediatria, sente orgulho de mais uma vez ser parceira do Buffalo’s Gourmet. Vale ressaltar que a cada edição o evento vem com novidades. Essa edição destacamos a importância das oficinas com a presença de crianças, pois, além de inteligentes e curiosas elas têm um papel fundamental na família como agente de transformação de hábitos alimentares mais saudáveis”, observa Margarida Campos.

O chef Artur Bestene, o Arturzão, será um dos jurados do concurso de gastronomia

Chef de cozinha há 23 anos, o premiado Artur Bestene, o Arturzão, considera de “suma importância” o contato das crianças com os produtos bubalinos para que compreendam o valor nutricional da carne, do leite e do queijo fornecidos por esse animal.  “Elas vão ter uma relação de respeito, saber que o animal está dando a vida pra alimentá-los. Vão entender a cadeia alimentar e ainda vão se divertir”, diz Arturzão, especulando: ”Quem sabe do Buffalo’s Kids “não saia um minichefe, que vai representar o búfalo no futuro?”.

Arturzão está entre os chefs de cozinha renomados que irão fazer parte do júri do concurso de gastronomia do Buffalo’s Gourmet. Em 2005, ele abriu sua primeira casa, a Rock in Roll Circus, a primeira hamburgueria do eixo Centro-Norte-Nordeste, que depois se transformou em Circus Hamburgueria, premiado cinco vezes pelo guia Veja Belém. Foi ainda considerada entre as dez melhores do Brasil pela Veja São Paulo.

Na Estação das Docas, em Belém, Arturzão comandou a premiada casa Buffalo Steakhouse, uma versão amazônica das famosas redes de steakhouse, e ainda o Old School Rock Bar, apontado como o melhor bar do Brasil em 2012 pela revista Playboy.

Atualmente, Arturzão possui uma indústria: a Linguiçaria Paraense, que usa ingredientes do bioma amazônico em suas receitas. Além de empresário, o chef também é consultor e professor “com a missão de levar experiência amazônica ao maior número de pessoas do planeta”.

Búfalo na praça

Além de promover um concurso gastronômico para chefs de cozinha profissionais e amadores, o Buffalo’s Gourmet tem também como proposta divulgar as vantagens da carne e do leite de um animal que tem despertado atenção de produtores rurais de todo o País.

No início deste ano, a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) divulgou um crescimento superior a 30% na criação de búfalos no Estado, com 750.301 animais, mantendo o Pará na liderança nacional da produção bubalina. Em Parauapebas, o rebanho ainda é pequeno, mas tem crescido a cada ano.

Em parceria com a Emater do Pará, este ano o Buffalo’s Gourmet irá levar búfalos para o evento para que o público tenha contato direto com o animal e conheça os benefícios e vantagens dos produtos bubalinos para a saúde humana em relação aos produtos bovinos. “A gente vai mostrar ao público todas as vantagens comparativas da carne, do leite da búfala”, adianta Ailton Souza Silveira, chefe do escritório da Emater em Parauapebas, para destacar o alto valor nutricional desses produtos.

Adailton Silveira, chefe do Escritório da Emater, em Parauapebas

Para Silveira, ainda é um entrave para a produção bubalina o preconceito com os produtos – o que reflete no consumo da carne e do leite – e com o próprio animal devido sua aparência. A Emater e os produtores querem desmitificar isso.

“Nós vamos levar para o Buffalo’s Gourmet alguns animais, que vão estar lá para demonstrarmos o quanto o animal é extremamente produtivo e dócil”, adianta Silveira. A ideia é também levar bezerro de búfalo para que principalmente as crianças percam o medo e percebam a docilidade do animal. “Qualquer criança pode pegar uma garrafinha de leite e dar pro animal”, afirma o chefe da Emater/Parauapebas.

Parceria com agricultura familiar

Outra parceria da Emater com o Buffalo’s Gourmet está em fornecer as hortaliças a serem usadas pelos chefs de cozinha. Tudo produzido pela agricultura familiar de Parauapebas. “Nós vamos viabilizar um curso de hidroponia [técnica de cultivar plantas sem solo], que é justamente para viabilizar essa parte das hortaliças de forma da saudável e também como forma de potencializar a agricultura familiar na região”, diz Silveira.

Serviço:

O IV Buffalo’s Gourmet – Sabor da Amazônia será realizado entre os dias 21 e 26 deste mês, na Praça dos Esportes Radicais Wellison Farias Azevedo, sempre a partir das 18h. E conta com o apoio da Prefeitura de Parauapebas. Durante os dias do evento, haverá apresentações musicais, com o cantor e compositor paraense Nilson Chaves encerrando as atrações. As inscrições para o concurso de gastronomia estão abertas e vão até dia 15 de novembro. Para mais informações, acesse o site www.buffalosgourmet.com.br ou entre em contato pelo (94) 99146-5666.