Neste domingo, 18, será realizada a corrida UP Carajás – Arara Azul, com largada às 6h30 na portaria da Floresta Nacional de Carajás e chegada no aeroporto da região, totalizando um percurso de 15km. A prova, que já se consolida no calendário esportivo de Parauapebas, se destaca por aliar atividade física, contato com a natureza e conscientização ambiental, promovendo o uso público responsável de uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia, a Floresta Nacional de Carajás. A edição deste ano homenageia a arara-azul, espécie símbolo da biodiversidade brasileira e presente na fauna local.
A competição deste ano espera receber mais de mil atletas, vindos de várias cidades do Pará e do Brasil, representando 14 estados, o evento é uma celebração à natureza e atravessa um cenário de rica biodiversidade, entre trilhas, elevações e a exuberante paisagem de floresta, reforçando a importância do uso público sustentável das unidades de conservação como espaços de lazer, educação ambiental e valorização do patrimônio natural.
Com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Carajás, a iniciativa busca ampliar o entendimento da população sobre a importância da conservação da floresta e de seus recursos naturais. Vitor Garcia, coordenador de uso público do ICMBio Carajás, comenta que a corrida é uma forma de mostrar que a floresta também é um espaço de convivência, “quando promovemos o uso público consciente, estamos convidando a sociedade a reconhecer o valor da natureza e a se conectar com ela de maneira respeitosa e participativa.”
Ao reunir esporte, turismo e educação ambiental, a corrida se consolida como uma estratégia eficaz de promoção da Floresta Nacional de Carajás como espaço público acessível e relevante para a conservação da biodiversidade e a formação de uma cultura ambiental mais engajada.
Essa floresta é nossa, descubra seus encantos!
Sobre o ICMBio
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente do Brasil, responsável pela gestão das Unidades de Conservação (UCs) federais. Seu principal objetivo é promover a conservação da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais e a valorização das populações tradicionais.