Contadora de Parauapebas é destaque na prestigiada Universidade de Oxford

Maria Onilce foi homenageada com diploma de “Honorary Professor” pela The Academic Union em Oxford, uma das mais importantes e desejadas instituições de ensino e pesquisa do mundo
Maria Onilce Pereira

Continua depois da publicidade

Era uma vez uma menina de família humilde, que morava na roça, no interior do Pará, e cujos sonhos eram aparentemente inalcançáveis. Ela não aceitou a dura realidade da falta de acesso à educação e, mesmo concluindo a educação básica tardiamente, já adulta, tornou-se professora e, mais tarde, contadora em Parauapebas, no interior do Pará.

Foi entre números, calculadoras e busca por soluções de problemas de clientes que Maria Onilce Pereira se consagrou uma das profissionais da área contábil de maior destaque no estado. Graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e com carreira fortemente consolidada no ramo da contabilidade pública, ela hoje atende prefeituras e órgãos públicos da maior praça financeira da Região Norte.

Sua história dá um filme, e por isso Maria Onilce foi surpreendida com uma homenagem da The Academic Union, vinculada à Universidade de Oxford, no Reino Unido. A contadora de Parauapebas recebeu em março o diploma de “Honorary Professor” (“Professora Honorária” em tradução livre) em uma das mais importantes instituições de ensino e pesquisa do mundo.

Esse título, que é concedido a cidadãos que reconhecidamente promovem o progresso intelectual e social, além do desenvolvimento na integração entre os campos da ciência, cultura e educação, mostra a contribuição da contadora Maria Onilce para a região amazônica.

Ela, que atuou nos bastidores em momentos de repercussão para as contas de municípios mineradores, deu assessoramento técnico à Prefeitura de Parauapebas na revisão da alíquota da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem), cuja tributação sobre o minério de ferro passou de 2% da apuração líquida para 3,5% da apuração bruta das mineradoras. Como efeito cascata, as contas de Parauapebas, do estado do Pará e de municípios brasileiros produtores de ferro melhoraram significativamente com aumento no recebimento de royalties.

Onilce também teve contribuição técnica relevante na revisão do índice da cota-parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de Parauapebas, município cuja contabilidade pública ela organiza por meio da empresa Maryah Onilce Accounting, da qual é CEO. A contadora é a grande responsável por, entre outros aspectos, manter Parauapebas a seis anos consecutivos abaixo do limite de alerta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no tocante a gastos com pessoal. Parauapebas teve, em 2021, uma das 50 menores despesas com funcionalismo público entre as 5.568 prefeituras do país.

E ela, enfim, cruzou o oceano

Lá na infância, enquanto, aos 11 anos, sonhava com o mundo encantado das primeiras letras e fábulas de seu livro de alfabetização, a então menina da roça manteve os pés no chão para se preparar, por meio dos estudos, e vencer a condição social de quase segregação que se lhe impunha. Para ter se tornado a empresária visionária e de sucesso, com escritório moderno na capital paraense, e também ter seu nome visto e reconhecido para além do Oceano Atlântico, o caminho não foi apenas de flores.

“Mas posso dizer que, entre os espinhos, a educação me resgatou e me libertou”, orgulha-se, lembrando emocionada que, sempre que era tomada pelo cansaço, se refugiava nos livros. Não por acaso, além de ser contadora, Onilce também se graduou em Filosofia e Administração. Atualmente, está na reta final do curso de Direito. E acumula diversas especializações na área contábil.

Para ela, a ficha ainda não caiu que sua carreira tenha sido contada tão longe, num vídeo totalmente em inglês de quase cinco minutos. “Até agora, não estou acreditando que minha trajetória virou destaque em nível internacional, que as pessoas reconhecem meu trabalho lá fora e a forma como busco desempenhá-lo”, revela Onilce, surpresa com o momento por que está passando em sua vida profissional.

Ela se diz muito grata por tudo. “A Deus, toda honra e toda glória pelas conquistas que tenho alcançado. Ele é quem conduz a minha vida e faz chegar cada cliente, por quem tenho bastante carinho, além das relações comerciais que firmamos”, destaca a empresária. “Sou exemplo de que querer é poder e que, com foco, determinação, persistência e estudo, é possível ir longe e fazer a diferença para si e para os outros”, finaliza a protagonista de um conto que vem sendo constantemente reescrito, com final feliz e inspirador.

11 comentários em “Contadora de Parauapebas é destaque na prestigiada Universidade de Oxford

  1. Alfredo Responder

    Onilce é um exemplo de mulher. Uma guerreira, uma batalhadora, uma visionária, uma empreendedora, uma empregadora, uma geradora de trabalho e renda no Pará. Linda por dentro e por fora, com um coração de menina. Você merece toda essa homenagem, minha querida. Parabéns!

  2. Vallejo Responder

    Imagem é importante, aparência, não. Dependem da imagem para ter sucesso quem não tem talento, conhecimento, criatividade e traquejo. Isaac Newton, Da Vicce, Mozart e outros gênios da história humana não tinham atributos físicos compatíveis aos padrões de beleza idealizados pelos que valorizam as aparências, mas deixaram legados e ainda protagonizam a história. A imagem de Maria Onilce se consagra pelas contribuições com conquistas para melhorias na qualidade de vida de pessoas; destaca-se pela inovação alcançada por mérito e competência. Qualifica-se para receber elevada honraria em reconhecimento ao seu trabalho, dedicação e soluções encontradas com perspicácia. Não se justifica ser avaliada com base em traços físicos que desconsidera sua essência.

  3. MEIRE HAIR Responder

    AGEITE ESSA FOTO, TA MUITO CHEIA DE FOTOSHOP. A EDICAO EXAGEROU NA MAQUIAGEM DO OLHO DESSA MOCA. NEM NO REINO UNIDO O PESSOAL TEM O OLHO AZUL ASSIM AINDA MAIS SENDO DAQUI DO PEBA. E ESSE CABELO COM ESSE LOIRO QUEIMADO FORCADO? E ESSE BATOM ROSA XOK QUE DESTACOU DEMAIS O NARIZ QUE FICOU PARECENDO UM TOMATE? MARIA VALER-ME! PASSE NO MEU SALAO, MEIRE HAIR, SANTA MARIA 74, BAIRRO DA PAZ, QUE EU DOU A CHAVE PARA TIRAR FOTOS AUTENTICAS SEM PRECISAR DESSES 5KG DE FOTOSHOP…… QUE HORROR, TA PARECENDO A NOVELA OLHO NO OLHO. PASSE NA MEIRE HAIR, SUA AMIGA DA BELEZA E INIMIGA DAS EDICOES MAL FEITAS.

  4. MEIRE HAIR Responder

    AGEITE ESSA FOTO, TA MUITO CHEIA DE FOTOSHOP. A EDICAO EXAGEROU NA MAQUIAGEM DO OLHO DESSA MOCA. NEM NO REINO UNIDO O PESSOAL TEM O OLHO AZUL ASSIM AINDA MAIS SENDO DAQUI DO PEBA. E ESSE CABELO COM ESSE LOIRO QUEIMADO FORCADO? E ESSE BATOM QUE DESTACOU DEMAIS O NARIZ E FICOU PARECENDO UM TOMATE? SOCORRO! PASSE NO MEU SALAO, MEIRE HAIR, SANTA MARIA 74, BAIRRO DA PAZ, QUE EU DOU A CHAVE PARA TIRAR FOTOS AUTENTICAS SEM PRECISAR DESSES 5KG DE FOTOSHOP…… QUE HORROR, TA PARECENDO A NOVELA OLHO NO OLHO. PASSE NA MEIRE HAIR, SUA AMIGA DA BELEZA E INIMIGA DAS EDICOES MAL FEITAS.

  5. Rogério Briotto Responder

    Uai ela não tinha um processo na justiça por falcatrua ?? eta mundo vei virado !! pebinha do muro baixo !!

  6. Durval Responder

    Bocão, narizão, peitão… Tá uma coroa enxuta, com essas madeixas da cor do amor real$$$!! Vem my love, bora fugir pros States!! De preferencia pra Espanha. Te aaaaaaamo espanhooooooola!!! RSRSRSRS

  7. BOLSONARISTA Responder

    CINSERAMENTE NAO ENTENDI ESSE OLHO AZUL DA ONILCE?!?! PORQUE JA MANINHO?!?!? JA TA FORSANDO DEMAIS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Alan Responder

      A Onilce é linda, por fora e por dentro. Tem um coração gigante. Amo essa pessoa! Parabéns pela história!

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: