Conceição do Araguaia: Terceira pesquisa de intenção de votos confirma a reeleição do prefeito Jair Martins

A dois dias da votação, o gestor municipal segue liderando a preferência do eleitorado, como o preferido para continuar governando o município

Continua depois da publicidade

A terceira pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Conceição do Araguaia, realizada pelo Instituto Skala, confirma o resultado das duas anteriores: faltando dois dias para as Eleições 2020, o prefeito Jair Martins (MDB), apoiado pela Coligação Conceição Não Pode Parar, lidera a preferência do eleitorado, com 73,6%. Em segundo lugar vem Álvaro Brito (PT), da Coligação Governo Humanizado. Povo Respeitado, com 15,4%, seguido pelos candidatos: Everaldo Nunes (Cidadania), encabeçando a Coligação Juntos Podemos Mais, com 4,4%; e Dr. Cícero (DEM), 0,6%.

Esse é o resultado da pesquisa estimulada, em que o entrevistador coloca à disposição do entrevistado uma relação com os nomes dos candidatos. Nessa consulta, 4,4% das pessoas ouvidas não souberam responder; e 1,6% declararam que não votariam em nenhum dos candidatos.

Na consulta espontânea, onde o pesquisador simplesmente pergunta em quem o eleitor pretende votar, mas sem mostrar a lista dos concorrentes, Jair Martins também lidera, com 70,6%. Depois vêm Álvaro Brito, 14,4%; Everaldo Nunes, 3,4%; e Dr. Cícero, 0,6%. Nessa pesquisa, 11% das pessoas ouvidas não opinaram.

A pesquisa também avaliou o grau e rejeição do eleitorado a cada um dos quatro candidatos, em que os entrevistadores perguntaram: “Dos quatro candidatos a prefeito, em qual você não votaria de jeito nenhum?”. Álvaro Brito foi o candidato mais rejeitado, com 19%, seguido de: Dr. Cícero, 12,7%; Jair Martins, 7%; e Everaldo Nunes, 6%. Quase a metade dos entrevistados, 47,9%, responderam que não rejeitam nenhum dos nomes; e 7,4% preferiram não opinar.

A pesquisa tem registro no TRE-PA, com o número PA-01852/2020, foi encomendada por Moreira & Noleto Ltda. – ME e ouviu 410 pessoas nos dias 11 e 12 de novembro de 2020, nos bairros e vilas do município. Foram entrevistadas pessoas de ambos os sexos, de todas as faixas de idade e de renda familiar e de todos os níveis de escolaridade. A pesquisa é assinada pelo estatístico Joaquim Eduardo Manchola Cifeuntes.