Com 25 anos a Escola “Plácido de Castro” é referência em Parauapebas

Um dos estabelecimentos educacionais mais antigos de Parauapebas, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Plácido de Castro” comemora bodas de prata.

Continua depois da publicidade

Localizada no bairro Bela Vista e gerida pelo professor Márcio Batista, a unidade educacional oferta turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, atendendo atualmente 718 alunos com idades entre 10 aos 17 anos, nos três turnos de funcionamento.

Com nove salas de aula, bloco administrativo, biblioteca e laboratório de informática totalmente equipado, entre outros espaços, a instituição que é climatizada busca ofertar ensino de qualidade, com conforto e segurança a todos os seus estudantes

“Temos uma gestão democrática, procuramos realizar o trabalho de forma conjunta e participativa, tudo em prol da melhoria na qualidade da aprendizagem de nossos estudantes”, garante o gestor.

Alunos aprovam a merenda escolar


Uma das maiores preocupações do diretor é com a qualidade da merenda oferecida na escola. “Parauapebas oferece uma merenda saborosa e nutritiva, além de bem diversificada”, assegura Márcio.

“Todo mês a gente recebe um cardápio elaborado pela equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar. Também é feita uma pesquisa de aceitabilidade com alunos e funcionários da escola”, conta o diretor ao informar que mais de 90% dos alunos aprovam o cardápio composto por “carnes, legumes, verduras, frutas e sucos”.
Para garantir mais segurança aos alunos, funcionários e comunidade foram instaladas oito câmeras de videomonitoramento na instituição, as quais, “além de inibirem as ações de pessoas mal intencionadas, inibem a depredação do patrimônio público”. Com essa medida, hoje praticamente não temos problemas de violência no entorno da escola”, afirma.

Aulas mais dinâmicas


“Temos um laboratório de matemática e desenvolvemos projetos específicos para esse espaço, o que torna o ensino mais dinâmico e garante mais qualidade no ensino e na aprendizagem”, destaca Márcio.

Não é só o laboratório de matemática que assegura aulas mais atrativas, mas o próprio corpo docente da escola. “Com professores qualificados e dedicados temos conseguido bons resultados. Um exemplo de desenvolvimento de um excelente trabalho é dado pelo professor André Cavalcante, que tem ensinado os estudantes a gostarem de matemática.

“O professor ensina bem, explica detalhadamente. A aula dele é muito interessante”, elogia Márcia Lara Plícia, aluna do 7º ano da escola. A estudante Tamires Santos, 14 anos, também classifica o educador como um excelente profissional: “Ele explica de modo que eu entendo, explica direito. Sabe se relacionar com os alunos e ensina até com brincadeiras. Gosto muito desta escola, aqui é muito bom, até a merenda é de qualidade”, avalia a adolescente.

Métodos mais modernos

André Cavalcante conta que chegou a Parauapebas em 2007, “com uma cabeça totalmente diferente”. Ele abandonou o modelo tradicional de ensino e se voltou para métodos mais modernos que buscam preparar o aluno para a vida, dar sentido àquilo que se aprende, ensinar a pensar.

“Hoje, trabalhamos com uma educação mais liberal, onde há uma troca de conhecimento entre professor e aluno. Não é só ensinar, é educar de forma dinâmica, pois quando a gente brinca, estamos estimulando o sistema cognitivo dos alunos, para que entendam por meio da brincadeira e o conteúdo seja fixado”, descreve o educador.