Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 15/05/2014

Continua depois da publicidade

Greve
Uma notícia que vem do outro lado do mundo, mas que pode ser boa para o Brasil e para Parauapebas em especial. Os trabalhadores de rebocadores aprovaram paralisações das atividades no porto de Port Hedland, na Austrália, em função de questões que envolvem aumento salarial e férias anuais. Caso sejam confirmadas, as paralisações podem interromper o embarque de minério de ferro australiano para a China, que é a maior compradora do produto.

Rally da Pecuária
Xinguara recebeu ontem (14) o Rally da Pecuária, a maior expedição técnica privada do Brasil com foco na avaliação das condições da bovinocultura nas principais regiões produtoras. As pastagens dos municípios onde massa a comitiva são mapeadas e fotografadas levando em consideração informações como a homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, além de um histórico de utilização dessas pastagens relatado pelos pecuaristas.

Conferência
A III Conferência de Políticas Públicas para Mulheres de Parauapebas, organizada pela Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) e Conselho Municipal da Mulher, será realizada na próxima sexta-feira (16) e sábado (17), no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura. Com o tema Mulher em Movimento, a conferência abordará as seguintes questões como eixos de discussão: fortalecimento da rede de atendimento às mulheres de Parauapebas; fortalecimento de organizações de controle; saúde da mulher, direitos sexuais e direitos reprodutivos; enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher.

Parado
As obras do IML em Parauapebas foram concluídas pela prefeitura, assim como os equipamentos e móveis já estão no local. Todavia, ainda não há previsão de início dos trabalhos do órgão, isso em virtude do Estado não se responsabilizar pelo único item que não pode ser de responsabilidade da prefeitura, o pagamento dos médicos. Enquanto isso nossos mortos continuam sendo necropsiados em Marabá.

Exposição
Com o objetivo de mostrar a rotina, a vida e a diversidade cultural dos parauapebenses, encontra-se em exibição, até o fim deste mês, a exposição fotográfica Cenas da Cidade. As fotos, de Anderson Souza, Felipe Borges e Irisvelton Silva, podem ser vistas ao longo de todo o perímetro urbano da Rodovia PA-275 como parte das atrações do 26º aniversário da cidade.

Licença
Na quarta-feira (14) a Prefeitura de Parauapebas fez a entrega oficial da Licença de Instalação da duplicação da Rodovia Faruk Salmen. O documento entregue pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) possibilita o início das obras em maio e foi emitido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A previsão é que em 18 meses a duplicação esteja concluída.

Campanha
No próximo sábado, 17 de maio, a Prefeitura de Parauapebas realiza no Hospital Municipal a Campanha de Doação de Sangue. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a meta é coletar cerca de 200 bolsas de sangue.

Mudança
Ainda essa semana começa a remoção do Centro de Saúde da Cidade Nova para um novo local (atualmente, o centro funciona no HMP). A mudança vai propiciar mais espaço no hospital, que ganha mais 17 leitos de enfermaria e um melhor atendimento aos pacientes das duas unidades. Atualmente o HMP conta com 76 leitos.

Deixe seu comentário

Posts relacionados