Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 15/04/2014

Continua depois da publicidade

Residencial Alto Bonito
Mais de 200 famílias da Área de Preservação Permanente (APP) do Projeto Alto Bonito, em Parauapebas, participaram de uma reunião na última quarta-feira (9) com a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), quando foi apresentado o Plano de Remanejamento destinado às famílias da referida área, onde o governo municipal propôs medidas compensatórias e os moradores se comprometeram em desocupar a área de forma pacífica.

Residencial Alto Bonito II
O projeto prevê a construção de apartamentos no local onde hoje é um alagado, assim como escola, praça e centro cultural. No Plano são ofertadas três opções distintas para a comunidade, obedecendo à seleção por grupo familiar, como por exemplo: famílias numerosas, casais sem filhos e solteiros. Todos os moradores serão indenizados pelas benfeitorias existentes. Alguns moradores querem que a PMP entregue já um lote urbanizado, em vez do apartamento.

População
Levantamento da Vigilância Ambiental, órgão ligado a Secretaria de Saúde de Parauapebas aponta que o município contava, em dezembro de 2013, com 263.843 habitantes. Esse levantamento é feito de porta em porta e não uma estimativa como a do IBGE, que apontou apenas 176.582 habitantes no final de 2013.

Rua de Lazer
Depois do sucesso alcançado na estreia do Projeto Rua de Lazer, quando moradores do bairro Caetanópolis receberam a caravana da alegria, com palhaços, artistas, esportes de rua, tênis de mesa, pebolim, pula-pula, xadrez, dominó, aeróbica e outros esportes e brincadeiras, a Secretaria de Esporte e Lazer pretende levar o projeto para o bairro Betânia no dia 27 de abril. Concomitantemente às brincadeiras, a secretaria de saúde participa  Em virtude do sucesso a secretaria já estuda realizar a Rua de Lazer a cada 15 dias.

Colossus
Estranhamente ainda não se tem notícia da intervenção do Ministério Público do Trabalho ou da Justiça do Trabalho no processo de paralisação dos trabalhos da Colossus em Serra Pelada, fato que gerou a demissão em massa de centenas de trabalhadores em Curionópolis há três meses. A empresa canadense ainda não pagou as rescisões trabalhistas aos trabalhadores que lá laboraram.

Colossus II
A estranheza da não participação do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho se dá em virtude da jurisprudência, nesses casos, afirmar que já não se negocia a rescisão. O que deve ser negociado são indenizações que diminuam os impactos sociais e econômicos da dispensa em massa.

Farmácias demais?
Segundo o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará, uma autarquia federal de regulamentação e fiscalização da profissão farmacêutica em nível estadual, em Parauapebas existem hoje 136 farmácias funcionando, ou seja, uma farmácia para cada grupo de 1,7 mil habitantes. Parece muito, já que a Organização Mundial da Saúde – OMS – recomenda 1 farmácia para cada grupo de 10 mil habitantes.

Preso
Samuel Cruz dos Santos, 28 anos, elemento que estuprou pelo menos 19 mulheres em Parauapebas foi preso no final da semana passada em Grajaú, Maranhão. No sábado uma equipe da Susipe foi buscar a figura no vizinho estado, onde foi preso acusado de assalto a banco. Uma negociação entre as justiças do Pará e do Maranhão permitiu que o elemento respondesse primeiro pelos crimes aqui no Pará.

Deixe seu comentário

Posts relacionados