Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 11/03/2014

Continua depois da publicidade

Mineração
O deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA) entrou com requerimento convocando o relator do Marco Regulatório da Mineração, deputado Leonardo Quinhão (PMDB-MG) a apresentar um relatório sobre o andamento dos trabalhos da Comissão criada para discutir o MRM. A apresentação deverá acontecer em Parauapebas, em uma Audiência Pública, com data a ser definida na próxima quarta-feira pela Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal.

Antecipação financeira para Marabá
O deputado tucano informou à coluna que deu entrada em um Projeto de Lei que solicita ao Governo Federal e ao Congresso Nacional que interceda junto às empresas mineradoras que antecipem receitas oriundas dos royalties (Cfem) no valor de 500 milhões de reais para o município de Marabá. Segundo o deputado “o valor resgataria os compromissos com as condicionantes emergenciais e diminuiria o ônus social ocasionado pela implantação dos projetos de mineração no município”.

Para enquadrar
Está prevista a visita do deputado federal e presidente nacional do Solidariedade – SSD – Paulinho da Força à Parauapebas nos próximos dias.  O objetivo é unificar o partido e discutir as ações a serem adotadas na campanha das eleições 2014. Em Parauapebas, a bancada do SDD é a maior na Câmara de Vereadores, com sete membros (Brás, Devanir, João do Feijão, Josineto, Odilon, Pavão e Dr. Charles). Estes dois últimos, contra a vontade dos demais, querem a implantação de uma CPI para investigar a compra de contraceptivos pela Secretaria Municipal de Saúde.

BR-155
A direção do DNIT decidiu pela reconstrução e não mais recuperação total de quatro trechos da BR-155 de Redenção até Marabá. Está previsto a publicação no Diário Oficial da União nos próximos quinze dias do edital de pregão eletrônico para essa obra. Houve cancelamento do edital, por decisão da diretoria geral, em razão de erros técnicos grosseiros apresentados no primeiro edital.

Ponte de ligação entre Xambioá e São Geraldo
O edital para a construção da Ponte sobre o Rio Araguaia que faz a ligação entre São Geraldo do Araguaia (PA) e Xambioá (TO) já está com o projeto quase finalizado. A informação foi repassada em audiência do deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA) com o diretor geral do DNIT, General Jorge Ernesto Pinto Fraxe, que previu que até o mês de junho as obras terão início. O edital deve sair até o final deste mês ou no máximo até a primeira quinzena de abril. O prazo de conclusão da obra é de dois anos.

Derrocamento
O diretor do DNIT garantiu ao deputado que já enviou a minuta do edital das obras da derrocagem do Pedral do Lourenço, no trecho paraense do Rio Tocantins para o Ministro dos Transportes Cesar Borges. O ministro tem essa semana audiência com a presidenta Dilma Rousseff e nela deverão despachar sobre o assunto e anunciar como e onde será feito o anúncio da obra, que é o principal obstáculo para a viabilização da Hidrovia Araguaia-Tocantins.

Mérito Lojista
Promovido pela CDL de Parauapebas acontece em 26/4 o Prêmio Mérito Lojista 2014. O evento terá a apresentação do ator, modelo e empresário Luciano Szafir e da Miss Brasil 2010 Débora Lyra e show dançante com o cantor Tom Cleber. O prêmio será entregue a 66 empresas que se destacaram segundo a opinião de consumidores e empresários locais, mediante pesquisa realizada pela Análise Consultoria Estatística, que apontou 325 empresas indicadas.

Deixe seu comentário

Posts relacionados