Caso Ana Karina: Alessandro Camilo pode ter mentido em depoimento, diz advogada assistente de acusação

Continua depois da publicidade

Em uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (8), a advogada da família de Ana Karina, Amanda Saldanha, falou sobre o andamento das investigações e não descarta a possibilidade de Alessandro Camilo ter mentido em seu depoimento à polícia. Segundo a assistente de acusação, o andamento das investigações e a falta de resultados nas buscas levam a promotoria a considerar a hipótese de que a versão dada pelos acusados do crime seja uma estratégia para dispersar a opinião pública e o trabalho da polícia.

Acompanhe a cronologia do caso

“O que mais nos intriga hoje é que o acusado tenha tido a intenção de dispersar as investigações e a atenção da mídia, confessando e montando todo o esquema de que a jogou no rio. Analisando por um lado mais técnico, o rio Itacaiúnas é muito extenso e não pertence somente à região de Parauapebas, pois ele desmembra para Marabá e Xinguara também, ou seja, seria uma fonte para tirar o foco das buscas. Avaliando tecnicamente, as coisas não teriam acontecido da forma com que ele narrou os fatos”, avalia Amanda.

Materialidade

Segundo a advogada, se o propósito de Alessandro Camilo é o de tirar o foco das investigações para ganhar tempo ou até mesmo se livrar de uma condenação, estará cometendo um grande equívoco. “Minha especialidade é em crimes dolosos contra a vida e homicídios sem cadáver. Quando não encontram o corpo, não deixa de existir o crime. Porque se tem essa falsa percepção de que quando não há materialidade, não haja crime. Entretanto, essa é uma visão equivocada, que já está ultrapassada, digamos, há mais de 10 anos”, explica.

Neste caso específico, que é de um crime que chocou não só a população local como também o Brasil inteiro, Amanda Saldanha afirma que a Polícia Civil de Parauapebas, em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Ministério Público, trabalha incansavelmente para encontrar o corpo. “Nosso objetivo principal é buscar o corpo, se é que existiu a morte de Ana Karina”.

A assistente de acusação esclareceu também que independentemente da confissão, a forma como foram descritas a execução e a ocultação de cadáver mostram que o crime foi premeditado. “Imagino que ninguém consegue ter uma idéia dessas da noite pro dia”, avalia a advogada.

Além dos elementos contidos no depoimento, Amanda reitera que desde o início da confissão, ou mesmo antes dela, a promotoria não trabalhava apenas essa tese. “Não seguimos somente a confissão dele, e nem dos outros acusados, mesmo porque a confissão em estágio de inquérito policial não é absoluta. Mesmo diante disso, com base nos indícios, nós já tínhamos em foco essa tese do homicídio sem cadáver, mesmo que não houvesse a confissão da autoria, embora antes da atual condição, existisse apenas o testemunho da mãe de Ana Karina – que diz ter visto quando a filha entrou no carro de Alessandro”.

De acordo com a advogada, mesmo diante de todo o empenho dispensado pelas equipes que estão trabalhando no caso, se faz necessária a utilização de maior aparato tecnológico. “A gente precisa agora de tecnologia de perícia para esclarecer alguns pontos, como por exemplo, aquela marca que foi feita na ponte do rio. É preciso a perícia detectar se aquela marca foi feita no dia em que ele (Alessandro) narrou terem ocorrido os fatos ou posteriormente, e detectar também se estes fatos aconteceram como consta em seu depoimento, pois, se o tambor tivesse sido preparado na forma como foi feito na simulação, o corpo não teria se deslocado. E, se o tambor tivesse sido aberto com a queda, geralmente os corpos bóiam e depois disso ficam nas encostas. Mesmo com todo esse tempo, ainda estariam no local os vestígios”.

Plano “B”

“No primeiro dia, nós já estávamos pensando em um plano ‘B’, porque existem casos em que o autor do crime chegou a enterrar e desenterrar a vítima por duas ou três vezes, e o corpo só foi encontrado após a ajuda de equipamentos que tinham a possibilidade de rastrear uma área muito extensa – como é a área não só da propriedade da família de Alessandro, como de outros locais que a gente tem em mente. Esses equipamentos são capazes de rastrear qualquer corpo, humano ou não, enterrado na área de busca”.

“Quanto à água, a gente também não está descartando essa possibilidade do rio. Porém, estamos buscando através da Polícia Federal um GPS capaz de mapear a procura tanto do tambor quanto do corpo. Se posteriormente algo for encontrado, será enviado para a perícia, que a gente vai determinar inclusive que não seja feita em Marabá, por outras razões que nós vamos esclarecer posteriormente”.

“Estou seguindo pra Belém agora para acompanhar o delegado André, que já está colhendo mais informações com os acusados que lá estão, sendo que o que está em Parauapebas (Magrão) está no hospital municipal, por conta de um fato inclusive intrigante, ao qual nós estamos atentos, não só a esse como aos outros. Entretanto, precisamos, nesse primeiro momento, focar na questão do corpo, mesmo porque existe a possibilidade desse homicídio ter sido “uno” ou “duplo”, pois o bebê, como sabemos, estava apto à vida. E o desaparecimento de algumas pessoas e a forma como esse corpo pode ter sido executado e ocultado nos leva a uma segunda direção. Podemos estar falando de homicídio, ocultação de cadáver, adulteração de provas, mas também de sequestro e cárcere privado”.

Reconstituição

A advogada também fala da intenção da acusação em realizar a reconstituição do crime nos próximos dias. “Até agora muito se fala em integridade do acusado, e na proteção deles. De fato, o Estado é responsável pela integridade física do preso, seja ele quem for, e aqui em Parauapebas não tinha condições de atender essa prisão, pela repercussão do caso. Porém, a reconstituição do crime deverá acontecer com a participação de todos os acusados”, conclui Amanda Saldanha, ressaltando a importância da ação para o desfecho do caso.

Por Keila Rodrigues – Parauapebas Tem

13 comentários em “Caso Ana Karina: Alessandro Camilo pode ter mentido em depoimento, diz advogada assistente de acusação

  1. São Pedrence Responder

    São pedro inteiro está sabendo de toda a verdade, Alessandro é culpados em tudo os dois caboclo, apenas deram uma ajuda na ocultação do corpo só para ganharem uma grana sem muito esforso. São pedro do turvo já sabe sua familia é daqui.

  2. Nome (obrigatório) Responder

    LEKA, Estou acompanhando este caso desde o começo e não sabia da 7ª MENTIRA…ou melhor não tomei conhecimento desta declaração do Minêgo, onde saiu isso? É verídico?

  3. ... DOUTORA AMANDA Responder

    “Minha especialidade é em crimes dolosos contra a vida e homicídios sem cadáver.
    MUITO DIFICIL PESSSOAS COMO A ILUSTRISSIMA DR. AMANDA, COM UMA DECLARAÇÃO DESSA QUE SÓ NOS FAZ RIR. POIS A MESMA NEM MAL SE FORMOU E CHEGOU NA CIDADE JÁ VIROU ESPECIALISTA. MAIS É A VIDA… EXISTE SEMPRE PESSOAS QUERENDO SE PROMOVER A CUSTA DA DESGRAÇA ALHEIA. MAIS ESSE COMENTÁRIO FOI RIDICULO….KKKK… ABS. QUEM SABE UM DIA ELA CHEGUE LÁ…. MAIS POR ENQUANTO É SÓ MAIS UMA NO MEIO DE TANTOS QUE EXISTE AQUI NO PEBA.

  4. edivaldo Responder

    eu acho q vcs deveriam procurar o q fazer em vez de ficar batendo boca no blog ,e deixar q a justiça faça seu trabalho e condene os culpados ou absolva os inocentes .

  5. LAIS Responder

    ESSE DUDA PELO FATO DE ESTA COMPRANDO UM DIPLOMA EM CONCEIÇAO DO ARAGUAINA ACHA QUE SABE TUDO….
    VC DUDA PENSA QUE ALGUEM VAI QUERER VC COMO ADVOGADO ALGUM DIA?
    BURRO COMO VC SEMPRE FOI PODE TER CERTEZA QUE NÃO…. ESSE DIPLOMA DE ADVOGADO VC FOI COMPRAR ELE SO PRA FACILITAR CASO SEJA PRESO MAIS UM VEZ… CALA ESSA BOCA SEU OTARIO… VC É MAIS BANDIDO DO QUE ALESSANDRO… NEM SE VC TIVESSE JA FORMADO ELE NÃO QUERIA SEU TRABALHO. VC É TÃO BURRO QUE NEM BATATA CONSEGUIU SER. ERA SO UM LARANGINHHA PODRE.

  6. ... Responder

    DUDA VAI ESTUDAR MAIS VIU MEU FILHO. ALESSANDRO PODE SIM TA MENTINDO PRA GANHAR TEMPO. ELE COM CERTEZA ESTA QUERENDO OCUTAR O CADAVER DA MOÇA PRA NAO TER PROVAS SUFUCIENTES PARA MANTE-LO PRESO POR MUITOS ANOS, QUE REALMENTE É O Q ELE MERECE.
    PODE TER CONFESSADO, MAIS SEM O CORPO NAO HÁ CRIME PROVADO. A FAMILIA DE ANA DEVERIA MESMO ABRIR ERA O OLHO COM ESSE TIPO DE GNT. COMO FAZER A RECONSTITUIÇÃO SE ELES PODEM ESTAR MENTINDO? HÁ MUITAS HIPOTESE MEU FILHO. E É ISSO QUE A ADVOGADA DELES ESTA QUERNDO MOSTRAR E PROCURANDO UM MEIO DE SAIR A VERDADE DESSES BANDIDOS, VAI ESTUDAR MAIS QUE É O MELHOR QUE CÊ FAZ!

  7. LEKA Responder

    ALESSANDRO CAMILO FALTA COM A VERDADE – É NECESSÁRIO QUE PROVIDENCIEM UM DETECTOR DE MENTIRAS URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!
    1ª MENTIRA: para mãe de seu filho(10/05) ANA KARINA – para atraí-la para morte
    2ª MENTIRA: para dona Iris mãe (dia 11/05) de ANA KARINA- ao ser INTERPELADO AO TELEFONE após o sumiço – disse que IRIS estava enganada.
    3ª MENTIRA: para a polícia – se prontificou em colaborar com as buscas. Demonstrou preocupação com o desaparecimento de ANA
    4ª MENTIRA: para a FAMÍLIA DE ANA KARINA – que a deixou na frente da big ben
    5ª MENTIRA: para sua advogada Betânia- que era “INOCENTE”
    6ª MENTIRA: negou até o dia 29/05 que era inocente- resolveu falar a “VERDADE” após a prisão de seus comparsas – Minego e Magrão.
    7ª MENTIRA: que sua noiva Graziela estava até então inocente de tudo – e o seu comparsa que estava ao seu lado na reportagem desmentiu disse que ela sabia sim – “que era para Minego não se preocupar que o corpo não ia aparecer “.
    8ª MENTIRA: Em Belém disse que não desferiu os tiros que ceifou a vida de ANA KARINA.
    COM CERTEZA TEM MAIS MENTIRAS – ESSAS FORAM AS QUE CONSEGUI ACOMPANHAR LENDO E VENDO OS TELEJORNAIS. DEVE TER MAIS CAROÇO EMBAIXO DESSE ANGU.
    ESSE ASSASSINO PRECISA FALAR ONDE DE FATO JOGOU O CORPO DE ANA KARINA, E COLABORAR NAS BUSCAS COMO PROMETEU UM DIA APÓS A MORTE DE ANA PARA SUA MÃE. E PARA O DELEGADO AQUINO.

  8. DUDA Responder

    EM MOMENTO ALGUM ESTOU TENTANDO INOCENTAR OS ACUSADOS,APENAS ACHO QUE AS COISAS DEVEM SER AVALIADAS COM CAUTELA

  9. Maria Leni Responder

    Meu deus até quando vamos ficar nessa aflição hoje amanhã vamos dar as mãos encostar perto dessa familia para cobrar do Estado que não nos dar segurança p’ra fazer maior empenho que possa para dar um pouco de paz todos especialmente para a familia Maria Leni

  10. NINA Responder

    ALGO ME INTRIGA NESSE CASO O “MAGRÃO” É UMA PEÇA FUNDAMENTAL NA ELUCIDAÇÃO DESSE CASO. PELO QUE TENHO ACOMPANHADO FOI ELE QUE DEU NOME AOS “BOIS”, FALOU MUITO CLARO DA PARTICIPAÇÃO DE ALESSANDRO CAMILO COMO MENTOR E EXECUTOR DESSE CRIME BÁRBARO. E O ALESSANDRO TEM DEPOIMENTOS CHEIOS DE MENTIRAS E SE PERDE NAS CONTRADIÇÕES. E POUCO TEM CONTRIBUÍDO NESSE CASO PORQUE O QUE FALA DEIXA SEMPRE LACUNAS PARA DIFICULTAR O TRABALHO DA JUSTICA. E TEM PROTEÇÃO DO ESTADO NO SENTIDO DE GARANTIAS QUANTO A SUA INTEGRIDADE FÍSICA. NÃO PODE SER DIFERENTE PARA OS DEMAIS ENVOLVIDOS NESSE CRIME SINISTRO.

  11. Lewk Responder

    ta na hora da justiça apertar de verdade esses canalhas…e bem visivel a cara desse animal ele é muito dissimulado aparece na tv com cara de coitado….meu deus ki sufoco a manha completa 1 mês ja desse desaparecimento uffa cocmo queria que o delgado robocoop fosse vivo ja teria feito esse vagabundo falar tudo …

  12. silas Responder

    sou da MA, e pelo que vejo on line, esse crime tem muita gente envolvida, foi contactado autoridades por alessandro, ele cometeu o crime mas foi ou ja estava orientado o que poderia vir a acontecer…esperem e verás, NESSE ANGÚ TEM CAROÇOS DE MILHO BEM GRANDES…..ESPEREM, OLHEM TEM GENTE GRANDE DANDO COBERTURA AO CAMILO….E ELE PASSOU DIAS E DIAS PREMEDITANDO: E POR QUE HA DIAS ELE ANDAVA COM O TAMBOR VAZIO NA CARROCERIA DA HILLUX.

  13. Ana Beatriz Responder

    REALMENTE TEM Q TA ESPERTO C TD, PQ ESSE CANALHA JA DEMONSTROU SER UMA MA PESSOA …
    FIQUEM D OLHOS BEM ABERTOS E Q DEUS AJUDEM A DESVENDAR ESSE CRIME LOGO … BOA SORTE A TODOS Q ESTAO AI NA LUTA P DESVANDAR ESSE CRIME … FORÇA P A FAMILIA … JUSTIÇA …

Deixe seu comentário

Posts relacionados