Uma medida tomada pela Prefeitura de Canaã dos Carajás quer fortalecer a produção agrícola, gerar emprego e renda no campo e melhorar a qualidade de vida dos moradores. O governo de Jeová Andrade está realizando uma licitação no valor de R$ 335 mil para contratação de serviços para a produção de 300 mil mudas de várias espécies frutíferas, florestais, ornamentais e arbóreas para distribuir em 200 pequenas propriedades do município. As propostas comerciais ficaram de ser apreciadas ontem, terça-feira (24).
As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu e podem ser conferidas aqui. De acordo com a prefeitura, as propriedades beneficiárias precisam ser do regime de agricultura familiar e estar cadastradas no Programa de Fortalecimento do Campo, o Procampo. A iniciativa também dará suporte ao viveiro municipal, fruto de parceria entre a Agência Canaã e a mineradora multinacional Vale.
Ainda segundo a administração, as mudas confeccionadas com suporte do governo local precisam seguir padrões técnicos pré-estabelecido em lei, pois a qualidade delas é o item de maior relevância a ser considerado no momento da elaboração e implantação de um projeto frutícola. O viveiro municipal se preocupa com a origem das sementes de suas mudas assim como segue etapas de produção que garantam o padrão de qualidade.
O governo de Canaã observa que a fruticultura é um dos segmentos de grande influência na economia local e que mais tem se destacado nos últimos anos, com destaque para a produção de açaí, cacau e banana. “Devido ao grande potencial para geração de emprego e renda, a fruticultura em nosso município vem sendo apoiada e incentivada, visando ao mercado interno local”, justifica o governo.