Oficinas de tranças nagô, turbante e maquiagem, exibição de filmes, roda de conversa, palestras e debates fazem parte das atrações destinadas a estudantes do município de Canaã dos Carajás. Trata-se de uma ação educativa realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e da Juventude (Semmju), que visa sensibilizar crianças e adolescentes sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
O intuito da ação é discutir sobre o respeito e a valorização das raízes africanas na nossa cultura e sociedade, proporcionando uma consciência antiracista entre os alunos. Entre os filmes escolhidos estão “Pantera Negra”, dirigido por Ryan Coogler e “O menino que descobriu o vento”, escrito por William Kamkwamba e Bryan Mealer.
As oficinas de tranças nagô, maquiagem e turbante visam apresentar a estética e a moda afro-brasileira, bem como as origens históricas dos adereços que significaram, também, resistência e preservação das famílias pretas ao longo dos séculos.
As ações acontecem na sede da Semmju. No dia 21 de novembro, se estenderão à Escola Municipal Adelaide Molinari, na Vila Planalto. O evento será aberto a toda comunidade.