Nesta sexta-feira (9) e neste sábado (10), Canaã dos Carajás recebe o V Fórum Municipal de Cultura, promovido pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, em parceria com a prefeitura. Com o tema “Construindo Pontes para o Futuro Cultural”, o evento busca reunir fazedores de cultura locais para debater e construir coletivamente o futuro das políticas culturais do município.
Com foco no fortalecimento do diálogo entre poder público e sociedade civil, o fórum abordará temas cruciais como, orçamento para editais públicos, mecanismos de fomento à cultura e planejamento de ações para os 12 setores culturais existentes na cidade. O evento acontece no Núcleo de Iniciação Cultural (NIC) localizado na Rua Benedito Costa, nº 421, Centro.
A abertura do Fórum acontecerá nesta sexta, às 19h, com credenciamento dos participantes e apresentações culturais. Na ocasião, mais de 50 artistas, produtores e fazedores de cultura receberão certificação por participação nas oficinas de Elaboração de Projetos e Gestão Cultural, além de Coreografia Junina para Destaques e Brincantes.
Ainda na primeira noite, o produtor cultural Ramon Rivera conduz um painel de debates sobre a importância do portfólio cultural para os profissionais da área.
Sarah Talita, jovem participante de uma das oficinas preparatórias, compartilha seu entusiasmo. “Estou animada e com grandes expectativas para o fórum. Tenho aprendido muito com a oficina de elaboração de projetos que estou fazendo”.
Amanhã, sábado (10), as atividades começam às 8h com a palestra da gestora e produtora cultural Dani Franco sobre “A Comunicação Como Ponte para a Cultura”. Os participantes terão a oportunidade de debater sobre as ações do Plano Municipal de Cultura e apresentar suas demandas aos conselheiros de cultura e representantes da gestão municipal.
Wallace Costa, presidente da Associação Desportiva e Cultural de Canaã dos Carajás, expressa suas expectativas para o evento. “O fórum é um espaço essencial para trocarmos experiências, buscarmos parcerias e garantirmos que as demandas da cultura local sejam ouvidas. Ele nos ajuda a pensar em políticas públicas mais justas e inclusivas para o setor”.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.
(Fonte: Ascom PMCC)