Neste mês dedicado às mulheres, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, realiza sessão de cinema gratuita nesta quinta-feira, 7 de março, às 14 horas, com a exibição do documentário brasileiro “Ato Final” que aborda o feminicídio e a violência doméstica, mesclando relatos reais com o trabalho artístico de um grupo de atrizes.
No filme, as personagens principais estão mortas, vítimas de feminicídio. Com três atrizes para representá-las, a trama conta cada uma de suas histórias por meio de experimentações artísticas no palco. Ao mesmo tempo, um grupo de sobreviventes da violência contra a mulher luta para apoiar outras vítimas que, como elas, passaram pelas dores e traumas de uma relação abusiva.
Dirigido por Roberta Fernandes e recentemente lançado nos cinemas, o documentário reúne Janine Correa, Sabrina Feu e Sara Nichio, e as entrevistadas Norma das Graças Francisco, Camila Lopes da Costa, Liliene Rosa Pinheiro da Conceição, Cristiane Mendes e Marciane Pereira dos Santos.
Na programação consta também um bate-papo com a diretora do filme. O evento é aberto para a comunidade e os interessados em participar podem ligar ou enviar mensagem para o número (94) 99220-3451. A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás está localizada na Rua Esmeralda, nº 141, bairro Nova Canaã II.
Serviço
O quê? Exibição do documentário “Ato Final” na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás
Quando? 7 de março (quinta-feira), às 14h. Entrada gratuita!
Onde? Auditório da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, localizada na Rua Esmeralda, nº 141, bairro Nova Canaã II
Quem pode participar? Toda a comunidade
Ficou com dúvida? Pode ligar para o número (94) 99220-3451
Sobre a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás
Criado e mantido pela Vale, o espaço integra o Instituto Cultural Vale. A Casa da Cultura desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contação de histórias, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música, dança e teatro, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, teatro, canto, violão, flauta doce, musicalização e percussão tradicional paraense.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos de 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.
(Texto: Jéssica Borges. Foto: Divulgação)