Do sul do Estado de São Paulo, a diretoria de Agricultura de uma pequena, organizada e bonita cidade, chamada Sarapuí, procurou a Associação Búfalos de Ferro (ABF) de Parauapebas para obter mais informações sobre o Festival Gastronômico Buffalo’s Gourmet deste ano, e ainda perguntou sobre as opções de hospedagem. Da Ilha do Marajó, um chef de cozinha e um artesão não abrem mão de participar do evento, que tem projetado os produtos que vendem.
Em 2024, chefs de cozinha de oito municípios paraenses, além de Parauapebas, e de outros Estados se inscreveram para apresentar seus dotes culinários no festival e disputar a produção da melhor receita, que apresenta um diferencial: os pratos devem usar carne de búfalo ou leite e derivados bubalinos, o que exige ainda mais criatividade dos competidores.

Na edição deste ano, a expectativa é de que o evento também atraia chefs profissionais e amadores de outras cidades. As seis melhores receitas irão dividir um prêmio de R$ 21 mil. O Festival Gastronômico Buffalo’s Gourmet conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale (ICV), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, numa realização do Ministério da Cultura e ABF.
O que há seis anos era um evento voltado quase que exclusivamente para a gastronomia bubalina vem crescendo, transformando-se num importante espaço de geração de renda, de economia criativa, de divulgação da cultura regional e, consequentemente, do ecoturismo ou turismo de natureza de Parauapebas e região, tudo isso aliado à sustentabilidade e à inclusão social.

Não à toa, o Buffalo’s Gourmet hoje é considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial tanto pelo Estado do Pará quanto pelo município de Parauapebas. “O patrocínio, a parceria do Instituto Cultural Vale é uma demonstração clara de que essa instituição acredita em eventos alternativos, como o Buffalo’s Gourmet, para a circulação econômica numa cidade e para a divulgação de seus produtos, inclusive turísticos – no caso da nossa região, o ecoturismo -, o que implica diretamente no bem-estar social”, define André Grijó, presidente da ABF. “Temos que valorizar o que é nosso e mostrar isso para o Brasil e para mundo”, defende ele.
Malas quase prontas
O VI Festival Gastronômico Buffalo’s Gourmet – Sabores da Amazônia será realizado de 14 a 17 de agosto deste ano, na Praça dos Esportes Radicais Wellison Farias de Azevedo, das 18h às 24h, com entrada gratuita. E tem chef profissional de cozinha já se preparando para viajar para Parauapebas.

“Estou levando novidade para o Buffalo’s Gourmet, para a Cozinha Show principalmente”, anuncia o chef Jorge Chaves, que virá de Soure, no Marajó, para participar pela quinta vez do Buffalo’s Gourmet. “Pra mim, é um privilégio tão grande participar porque eu levo conhecimento marajoara para Carajás e trago de Carajás o conhecimento para o Marajó”, diz ele.
A especialidade de Jorge Chaves é fazer tapiocas com recheios bem diferentes e que dão água na boca. Mas para ele o festival não se resume à disputa gastronômica. “O Buffalo’s Gourmet, pra mim, é uma troca de conhecimentos, envolvendo turismo, gastronomia, envolvendo cultura, artesanato”, define o chef marajoara.
Quem também chegará do Marajó é o artesão Alessandro Pinheiro, cuja marca do trabalho são búfalos em cerâmica, com venda garantida nos quatro dias de festival. Para ele, o Buffalo’s Gourmet “é um dos principais eventos da cadeia da bubalinocultura no Brasil, bem organizado e sempre surpreendendo”.

Vai um forró com jambu aí?
Entre as atrações musicais do festival, neste ano, um jovem compositor de Parauapebas, da nova MPB: Alex Santti, que em 2023 subiu ao palco do Buffalo’s Gourmet pela primeira vez para abrir o show do músico Nilson Chaves. “O que foi uma honra pra mim”, diz ele.
No momento, Alex está envolvido em um novo projeto, daqueles que mexe literalmente com o público: o do forró de raiz num grupo integrado ainda por Eudes e Wdson “que são amigos apaixonados por arte, como um todo, e o Mestre Juquinha, que atua no cenário da música forró pé de serra raiz”, conta ele.
O nome do grupo não poderia ser mais sugestivo numa cidade como Parauapebas, onde povos principalmente do Norte e Nordeste convivem: Forró com Jambu. “Quem já foi no show se sente representado. É a saudade do Nordeste com tempero do Pará e vice-versa. É o que a arte nos proporciona a cada dia”, sublinha Alex Santti.
O Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de mil projetos em 24 Estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está.
Serviço: O VI Festival Gastronômico Buffalo’s Gourmet será realizado entre os dias 14 e 17 de agosto, na Praça de Esportes Radicais Wellison Farias de Azevedo, a partir das 18 horas. O evento é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura e Associação Búfalos de Ferro.
Para mais informações, o contato deve ser feito com Natália Paz: (94) 99146-5666. Acompanhe as novidades do evento pelo site buffalosgourmet.com.br e pelo Instagram: @buffalosgourmett
1 comentário em “Buffalo’s Gourmet gera renda e promove turismo na região”
Olá sou do município de Soure no Marajó, recebi o convite do meu amigo Jorge tenho interesse em participar do concurso tenho um restaurante aqui em minha cidade ele se chama Requinte Marajoara