Buffalo’s Gourmet é tema de pós-graduação de MBA em gastronomia

Projeto da chef Tânya Sleyne vai a simpósio internacional e mostra a importância do festival para identidade da região. Evento abre espaços para instituições, como a Ufra, e destaca artistas locais, como Andra Vitória.

Continua depois da publicidade

Psicóloga concursada da Prefeitura de Parauapebas, a chef profissional de cozinha Tânya Sleyne se rendeu à magia da gastronomia após começar a participar do Festival Gastronômico Buffalo’s Gourmet – Sabores da Amazônia. Isso foi em 2021 quando o evento chegou a sua segunda edição, e a partir daí Tânya foi definitivamente conquistada por uma arte cheia de significados culturais, que vão além da preparação de pratos, de técnicas culinárias e descoberta de sabores.

Em sua primeira participação no festival, já conquistou o 3º lugar na categoria amadora. No ano seguinte, já mais experiente a partir do aprendizado nas oficinas oferecidas pelo Buffalo’s Gourmet e das dicas dadas pelos chefs profissionais, alcançou o 1º lugar também na categoria amadora, com uma receita que usa a técnica de esferificação de água de tomate em canapé de burrata de búfala.

Em 2023, Tânya Sleyne já disputava entre chefs profissionais e realizou o sonho de levantar o troféu do 1º lugar, ao elaborar um prato com raízes históricas indígenas que conquistou todos os jurados: moqueca de camarão com tucupi defumado, merecedor de nota 10, à unanimidade, em todos os quesitos. Quando chegou a quinta edição do festival, ela deixou de ser concorrente para ser jurada e mestre na Cozinha Show, onde mostrou ao público como se faz o “camusquim pavulagem”. “Era um verdadeiro sonho estar junto aos chefs que eu tanto admirei”, revela.

Os conhecimentos e o aprendizado que adquiriu no Buffalo’s Gourmet motivaram Tânya a se aprofundar na gastronomia. Começou com curso técnico, para depois concluir três pós-graduações: Gastronomia Contemporânea, docência em Ensino Superior em Gastronomia e Ciências e Tecnologia dos Alimentos. Na construção dessa trajetória, a chef entendeu a importância do festival para a região.

“Como verdadeira entusiasta do Festival Bufallo’s Gourmet, comecei a desenvolver um projeto de pesquisa, que será o TCC da pós-graduação em MBA em gastronomia, com o tema Festival Buffalo’s Gourmet: uma contribuição para a formação da identidade cultural gastronômica sustentável em Parauapebas-PA”, sublinha Tânya Sleyne, numa iniciativa que não poderia deixar de emocionar os organizadores do evento.

“A gente fica sem palavras e, ao mesmo tempo, agradecidos e felizes por ver o Buffalo’s Gourmet construindo histórias, abrindo o horizonte de pessoas em áreas profissionais, especialmente na gastronomia; motivando a economia criativa; levando conhecimento a crianças e jovens, com a exposição de instituições de ensino; abrindo espaço para nossa arte e cultura amazônicas. Isso é Buffalo’s Gourmet”, pontua Pedro de Oliveira, da Associação Búfalos de Ferro (ABF), realizadora do evento ao lado do Ministério da Cultura (MEC). A iniciativa conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale (ICV), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Reconhecimento em simpósio

O projeto de Tânya Sleyne será apresentado no Simpósio Internacional de Gastronomia da Amazônia (Siga) 2025, promovido pela Academia Brasileira de Gastronomia. A capital paraense, Belém, foi escolhida para sediar o evento, marcado para agosto. Ali, estarão presentes grandes pesquisadores da área da gastronomia, área que atualmente coloca o Pará em evidência no mundo todo.

“E o Buffalo’s Gourmet estará presente nesse simpósio graças ao reconhecimento de pessoas, como a Tânya, por nosso trabalho. Isso é muito motivador”, comemora Pedro de Oliveira, que convidou a chef para apresentar no Buffalo’s Gourmet deste ano outro projeto dela, que curiosamente reúne conhecimentos de gastronomia e psicologia.

Trata-se do que a chef batizou de “Totem e Tabu do Freud”, desenvolvido sobre alimentos remosos e que fará parte de uma das oficinas do festival, oferecidas ao público. “É uma grande alegria poder fazer parte de um pouco dessa história linda que o Buffalo’s Gourmet vem construindo em nossa região, que é formada por pessoas, culturas e gostos alimentares de todo o País, desenvolvendo uma cultura gastronômica própria da nossa região”, define Tânya Sleyne, que se transformou em empreendedora e é dona de um buffet.

Ufra nas Comunidades

Presente no Buffalo’s Gourmet desde sua segunda edição, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) costuma atrair público de todas as idades. No estande, alunos e professores apresentam projetos de pesquisa e de extensão voltados para a economia, bioeconomia e área social, divulgam os cursos da instituição, como o de Enfermagem, e o trabalho feito com as comunidades.

“A participação da Ufra é importante pra gente divulgar a instituição, os trabalhos que os nossos professores realizam aqui em Carajás de promover educação pra comunidade e saúde também”, diz o professor João Victor Coutinho, da coordenação do projeto “Ufra nas Comunidades”, para quem o festival dá visibilidade a Parauapebas e apresenta a Universidade Federal Rural a muitos jovens que ainda estão indecisos sobre qual curso devem escolher e acabam por se interessar pela instituição. “No ano passado, o retorno foi bem positivo pra gente”, afirma o professor

No palco, a bela voz de Andra Vitória

“Espero me divertir e aproveitar esse momento com as pessoas que vão prestigiar esse evento maravilhoso! Vai ser uma noite especial”. Quem garante é Andra Vitória, uma artista de Parauapebas que aos 18 anos de idade começou a fazer shows e cativar o público com sua bela e afinada voz, interpretando músicas da MPB, pop, pop rock e de outros estilos que fazem bem aos ouvidos. “A música é meu trabalho, meu sustento e, sem dúvida, a coisa que eu mais amo fazer nessa vida”, enfatiza

Agora, chegou a vez de Andra se apresentar no palco do VI Festival Buffalo’s Gourmet. “Quero entregar um show ímpar, animado, com músicos incríveis que caminham junto comigo na arte, levando músicas consagradas e carregadas por vivências de artistas que admiro”, anuncia.

Andra Vitória começou a vida musical aos 12 anos, fazendo participações em shows de cantores locais até chegar no ano de 2022, quando lançou a sua primeira música: Amanhã a gente esquece. É uma composição, descreve a artista, “que carrega muito sentimento, uma das minhas primeiras letras que escrevi ainda na adolescência”.

Serviço: As inscrições para a disputa gastronômica do VI Buffalo’s Gourmet estão abertas até 31 de julho e devem ser feitas pelo site: https://buffalosgourmet.com.br/inscricoes/ . Os interessados podem acompanhar as novidades do evento também pelo Instagram: @buffalosgourmett. Para mais informações, deve-se entrar em contato com Natália Paz: (94) 99146-5666.

O VI Festival Gastronômico Buffalo’s Gourmet será realizado entre os dias 14 e 17 de agosto, na Praça de Esportes Radicais de Parauapebas, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização do Ministério da Cultura e Associação Búfalos de Ferro.

plugins premium WordPress