Bom Jesus terá nesta quarta-feira (30) o 1º Fórum de Apicultura

Com o apoio da Emater Pará e da prefeitura local a produção de mel cresce no município

Continua depois da publicidade

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), por meio do Escritório Local de Bom Jesus do Tocantins, realiza, nesta quarta-feira (30), no auditório da Câmara Municipal, o 1º Fórum de Apicultura, com início previsto para as 8h, e participação de 50 interessados. Na ocasião, estarão em pauta: a capacitação e assistência técnica para o apicultor; sua regularização; e a legalização das atividades, para que a produção seja devidamente certificada e permita a comercialização dos produtos apícolas.  

Segundo a secretária municipal de Agricultura, Luzineide Souza Moraes, a prefeitura, em parceria com a Emater e outros parceiros, vem criando reais perspectivas de mudanças, expansão e melhorias para os apicultores de Bom Jesus do Tocantins, no âmbito do Projeto Apicultura Sustentável, “na crença de juntos construírem o futuro”.

O coordenador local da Emater, o técnico em Agropecuária Adjaci Silva Rafael, afirma que a atividade de produção de mel contribui com o aumento da renda familiar e envolve o homem, a mulher e os filhos no manejo do apiário e na comercialização e é sustentável. O Fórum, lembra ele, faz parte do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater Pará (Proater).

Para o supervisor regional da Emater, o engenheiro florestal Fernando Araújo, que foi o idealizador e atuou fortemente para a efetivação do Projeto Apicultura Sustentável, quando coordenou o escritório de Bom Jesus, o objetivo do fórum é discutir a cadeia da apicultura e meliponicultura nos aspectos técnicos, produtivos e sobre a comercialização dos derivados à base de mel. A Emater, em nível regional, dá assistência às experiências de apicultura nos municípios de Eldorado dos Carajás, Marabá, Canaã dos Carajás, Parauapebas e Piçarra.

O apicultor Leandro Rodrigues Pinto fez uma rápida avaliação do PAS: “Avançamos bastante com a apicultura em nosso município. Iniciou com a Emater, e agora, com apoio da prefeitura, está bom e vai avançar mais ainda. A expectativa em relação ao Fórum é de que possamos trazer mais informações técnicas e oportunizar possibilidades de recursos financeiros através de políticas públicas, sobretudo voltada para o reflorestamento”.

O que é o PAS?

Com o Projeto Apicultura Sustentável (PAS) a Prefeitura Bom Jesus do Tocantins fomenta a apicultura com a doação de colmeias e equipamentos (fumegador e macacão), e a Emater proporciona a assistência técnica e extensão rural e a elaboração de projetos de crédito rural, cursos, palestra e instalação do fórum de discussão.

Hoje, há necessidade de avançar no aspecto de equipamentos de beneficiamentos do mel (casa/agroindústria). Atualmente são atendidos 12 apicultores e está prevista a entrada de mais 12. Em 2022, foi coletada uma tonelada de mel. Em outubro deste ano terá nova colheita.

Apicultura e meliponicultura

A apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer ou fins comerciais, pode ter como objetivo, por exemplo, a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha e veneno. As abelhas são importantes polinizadoras das plantas.

Meliponicultura é a criação racional de abelhas sem ferrão, especialmente dos tipos meliponini e trigonini. Na meliponicultura, as colmeias são organizadas em meliponários, praticada exercida há muito tempo pelos povos nativos da América Latina, em especial aqueles do Brasil e México.

Apipará 2023

O Apipará é o maior evento da apicultura e meliponicultura da Amazônia, é um Congresso Paraense realizado anualmente pela Federação dos Criadores de Abelha do Pará (Fapic), com o objetivo de contribuir para a construção da cadeia produtiva do mel no Estado. Este ano o 19º Congresso de Apicultura e Meliponicultura do Estado do Pará será realizado em Parauapebas, de 25 a 28 de outubro.

O 1º Fórum de Apicultura que acontece amanhã em Bom Jesus tem o apoio da prefeitura, por intermédio da Secretaria de Agricultura, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), da Câmara Municipal e do Departamento de Comunicação da Prefeitura (Decom).

(Ascom Emater)