Audiência Pública para discutir a Instalação de Porto Seco em Parauapebas é aprovada na Câmara Municipal

Continua depois da publicidade

A última sessão legislativa, realizada na terça-feira (14/06) teve início com o pronunciamento da Vereadora Percília Martins (PRTB), que apresentou o requerimento N°070/2011 o qual solicita a disponibilização de um agente de trânsito para orientar a entrada de veículos no estacionamento em frente à Câmara. Segundo a Vereadora, o aumento no número de automóveis circulando pela cidade é visível e preocupante. “Estacionar com segurança tem sido um desafio crescente para nossos motoristas, lotando os estacionamentos existentes, muitas vezes de forma desordenada. Exemplo disso é o que ocorre na Praça de Eventos, que tem sido utilizada como estacionamento”, disse a vereadora.

Posteriormente o Vereador Wolner Wagner (PSDC), apresentou dois requerimentos. O primeiro foi o de N° 071/2011 que requer a transferência dos eventos comemorativos que são realizados em frente à Câmara Municipal de Parauapebas para a área do Mercado Municipal ou Praça do Novo Centro Administrativo do Governo. De acordo com ele os últimos eventos realizados na Praça de Eventos causou muitos transtornos no centro do município, tanto para pedestres quanto para automóveis. “Logo que interditam a Rua E fica uma enorme congestionamento no trânsito, porque a rua é rota de vans, carros e ônibus de turno, é impossível transitar com o mínimo de tranquilidade nesse lugar durante o dia”, esclarece Wolner. O Requerimento foi aprovado com alteração na redação solicitando que o Executivo encontre um local adequado para a realização dos eventos. Já o segundo Requerimento do vereador de N°072/2011, requer a instalação de redutores de velocidade e/ou quebra-molas no prolongamento da Rua Hamilton Ribeiro, no Bairro Nova Vida. O Vereador disse que na rua mencionada há um grande fluxo de veículo, os quais transitam em alta velocidade, e às vezes com imprudências.

José Alves, Vereador do PT, pôs em discussão três requerimentos. Dois de sua própria autoria e o outro em parceria o Vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha (PT). O primeiro, N° 073/2011 requer a extensão de pavimentação asfáltica da via que faz a ligação do Bairro Panorama, na VS-10. A solicitação foi feita porque recentemente a Prefeitura Municipal vem realizando obras de drenagem para posterior pavimentação asfáltica nos bairros Guanabara, Jardim América e Caetanópolis, atendendo um antigo anseio daqueles bairros. Esse serviço deve atender, também, o bairro Panorama. O segundo requerimento N° 074/2011, de autoria conjunta com o Miquinha, solicita a climatização das instalações da Feira do Produtor. Para eles, a Feira é um local bastante movimentado por todas as classes sociais que ali se dirigem para comprar os produtos comercializados por produtores rurais. “A climatização com certeza vai melhorar as condições daquele lugar, primeiro porque com o verão, além de os produtos durarem menos, também vem um desconforto por causa do calor”, disse José Alves.

Em seguida os vereadores apresentaram o requerimento de N° 075/2011, que demanda a pavimentação asfáltica da Rua Princesa Isabel, entre as ruas Santa Catarina e Brasília, no Bairro Liberdade.

Além disso, os vereadores Antônio Massud (PTB), Francis Resende (PMDB), José Adelson (PDT), Faisal Salmen (PSDB), apresentaram o requerimento de N° 076/2011, que pede ao Poder Executivo Municipal providências em relação da complementação asfáltica de todas as ruas do Bairro Betânia. Segundo os autores, as ruas do Bairro Betânia estão em péssimas condições de trafegabilidade, inclusive sujeitas a constantes alagamentos, por falta de infraestrutura, tanto na área de saneamento quanto pela falta de pavimentação asfáltica.

Na sequencia, o vereador Faisal Salmen (PSDB) entrou com o requerimento N° 077/2011. Este solicita à Casa de Leis realização de Audiência Pública com o tema: “A INSTALAÇÃO DO PORTO SECO EM PARAUAPEBAS”. A ideia é que o Prefeito Municipal, juntamente com representantes dos produtores rurais, consultores, e demais interessados, se reúnam para discutir a possibilidade de criação de um Porto Seco em Parauapebas, que irá oferecer serviços de armazenagem, movimentação, despacho aduaneiro de mercadorias importadas ou a exportar, em regime comum ou especial, sempre em área especifica e delimitada pela Secretaria da Receita Federal.

Já Israel Pereira Barros, o Miquinha (PT), colocou em discussão a Indicação N° 020/2011 de sua autoria, que sugere ao Poder Executivo a recuperação da Vicinal Jatobá e suas adjacências no Projeto de Assentamento Rio Branco. Segundo Miquinha, as estradas vicinais da zona rural de Parauapebas necessitam de recuperação urgente após sofrerem com o inverno rigoroso por qual passamos. “O verão já chegou e o período de estiagem já dá as condições necessárias para começarem os trabalhos na conservação das estradas rurais”, disse.

Passando para o Grande Expediente, o Presidente da Casa, Euzébio Rodrigues (PT), ao usar a Tribuna de Honra para fazer considerações e divulgações de algumas ações da Câmara Municipal de Parauapebas. Ele falou sobre o Concurso Público da Câmara, afirmando que foi uma ação conjunta de todos os Vereadores da Casa e que homologação do Concurso se efetivou no dia 08 de Junho de 2011.“Nós traremos nos próximos dias e meses mais 49 concursados para esta Casa,” disse Euzébio.

Falou também de outra ação da Câmara, que é o Programa Câmara Mirim/ A Câmara Vai À Escola. “É um projeto que nós implementamos no município e que vai servir inclusive de base para que os outros municípios da região possam fazer o mesmo, já é um projeto que acontece no Estado de Minas Gerais e no Congresso Nacional, inclusive no Congresso tem os Deputados Mirins, e aqui em Parauapebas nos vamos ter os nossos 11 vereadores mirins”, concluiu o vereador

Todas as proposições pautadas foram aprovadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CMP

Deixe seu comentário

Posts relacionados